Check List Para a Viagem

By 15:15

ola
ola
Chegada a altura das férias, só se pensa em fugir das grandes cidades e ir para sítios tranquilos onde se possa descansar. Fazer as malas, pegar no carro e fazer-se á estrada é um ritual que se repete todos os anos. Mas existe precauções a tomar com o seu automóvel, isto para não se ter surpresas no caminho e para as férias lhe correrem á mil maravilhas.

Para que não se esqueça dos pontos vitais a verificar no seu automóvel, fiz-lhe esta Check List para ter em atenção. Ajudará também ver este artigo com muita atenção.

Check List Para a Viagem

Líquidos
-Verifique o nível do óleo do motor e do líquido de refrigeração no reservatório de compensação e com o motor frio. Se for necessário, encha, consoante as indicações do fabricante.
Atenção: nunca o faça com o motor quente! olhe com atenção e verifique se há fugas (gotas ou manchas de evaporação brancas no refrigerador, nos tubos e braçadeiras).
Verifique outros líquidos como o do limpa pára-brisas e se for caso, ateste.

Travões
Atenção ao estado dos discos ou das pastilhas. Se o carro desviar para o lado durante a travagem, verifique os travões na oficina. Ter o líquido dos travões impecável é de importância vital. No pior caso, podem falhar os travões, por isso deve renovar o líquido dos travões muito antigo. O nível muito baixo do líquido dos travões é um indício de pastilhas dos travões gastas ou de fuga no sistema de travagem.

Bateria
Quando a bateria dispõe de tampa, verifique o nível do líquido e, conforme o caso, encha com água destilada até á marcação ou um centímetro acima da placa de chumbo. Cuidado que o ácido da bateria é corrosivo, deve colocar óculos de segurança e depois da tarefa , lave muito bem as mãos com bastante água.

Correia de Distribuição
Verifique o desgaste das correias de distribuiçãoe das outras correias. Se estiverem com fendas, desgastadas ou endurecidas, tem de as trocar antes de começar a viagem. Tensão correcta: se pressionar as correias com bastante força esta só deve ceder entre 10 a 15 milimetros. Se ouvir chiadeira quando inicia a marcha, significa tensão insuficiente.

Pneus
A profundidade dos sulcos dos quatro pneus deverá ser de, pelo menos, três milimetros, ou mais ainda, consoante o piso do percurso da viagem. Verifique se nenhum dos pneus tem rachas ou fissuras e controle a sua pressão (rectifique para a pressão mais alta que o fabricante indica). Não se esqueça que o pneu de reserva também deve ser visto.

Acessórios de Emergência
O triângulo de sinalização e o colete reflector são obrigatórios. Eu juntaria á caixa de primeiros socorros, umas luvas e um jogo de luzes ao conjunto. A caixa de ferramentas de bordo deve estar completa e o macaco deve estar bem arrumado.

Inspecção
Verifique se a inspecção está em dia, se não for o caso, vá á inspecção antes de viajar, pode evitar surpresas desagradáveis.

Seguro
Verifique se o seguro automóvel está em dia e se não vai caducar durante as férias. Certifique-se que leva a carta verde.

Documentos e Chaves
Leve consigo os documentos necessários: carta de condução, documento único automóvel (ou registo de propriedade e livrete), bilhete de identidade e a carta verde do seguro. Conselho: fotocopie os documentos do carro (em viagens para o estrangeiro, copie também a carta verde) e outro documentos importantes.

Mapa/Gps
Para que não haja discusões durante as férias sobre caminhos a seguir, um mapa (actualizado) é sempre a solução. O tradicional em papel é obrigatório, mas os GPS portáteis são cada vez mais instrumentos imprescindíveis em viagem.


Depois de ter cumprido as indicações desta lista, só me resta desejar-lhe uma boa viagem e que tenha umas optimas férias. Pode no entanto dizer aos leitores do Saber-Geral onde vai passar as férias de verão deste ano

You Might Also Like

2 comentários

  1. Chega o calor e com ele a vontade de passear,PRAIA,CAMPO,tanto faz o que interessa e relaxar...ok rimou mas a intenção não era essa.Uma sugestão venham até ao norte de Portugal,o ar é mais puro,há paisagens belíssimas, em Braga tem o antigo Paço Arquiepiscopal Bracarense,o Santuário do Bom Jesus,tem em Bragança o parque natural Montesinho,em Vila Real o palácio de Mateus...existem muitos mais venham conhecer..

    ResponderEliminar
  2. @Julia

    Obrigado julia pelo seu comentário. Ficou registado as suas sugestões, que diga-se de passagem são óptimas, também recomendo.

    Um Abraço.

    ResponderEliminar