Instalar Piso Flutuante

By 14:47


Os soalhos com sistema de instalação por encaixe tipo clique são fáceis de instalar, mas pouco resistentes à água e manchas.
Analisou-se as dimensões dos painéis, pois uma diferença de mm na altura pode ser já visível. Mediu-se, também, a rectitude, para verificar se os painéis se juntam facilmente, e a resistência à abrasão. Alguns modelos não atingem a classe que anunciam ter. Tentámos queimar o chão com cigarros, colocando-os horizontalmente na superfície. A maioria das marcas revelou-se bastante resistente.

Evite manchar o seu chão com comida ou outras substâncias. Colocámos esparguete e graxa na superfície do soalho e tentámos retirá-los com produtos de limpeza. Mas poucos obtiveram resultados positivos. A água continua a ser o ponto fraco destes pavimentos: mergulhámos algumas partes das placas numa banheira durante 24 horas e quase todos incharam mais do que 10 por cento.


Chão de base limpo e plano

Antes de instalar o soalho, consulte o manual de instruções fornecido pelo fabricante e não o coloque em sítios húmidos, como casas de banho ou saunas. O manual deve identificar o fabricante, a garantia, as instruções de preparação e instalação, entre outros. Quase todos os fabricantes aconselham a não abrir a embalagem de imediato. Por vezes, encontra este aviso na parte de trás dos papéis, tendo de abrir primeiro a caixa para conseguir lê-lo. Alguns rejeitam, ainda, a possibilidade de instalar painéis em chão com aquecimento. Se o fizer, e tiver problemas, pode perder a garantia.

Deixe o pavimento a ambientar-se durante 48 horas, na sua embalagem original fechada, no centro da divisão e na horizontal. O chão de base tem de estar limpo e plano.
Verifique, também, se a folga entre a base (sobre a qual vai assentar as placas) e o piso, permite abrir e fechar as portas depois da instalação. O pavimento deve expandir-se em todas as direcções, por causa da humidade. Esta dependerá da estação do ano, podendo chegar aos 2 mm por metro. Nas áreas maiores, preveja juntas de dilatação mais amplas, por exemplo, junto às paredes ou na ligação entre divisões.

Dicas para instalar

Existe um conjunto de ferramentas próprias para instalar o pavimento: calços para garantir as juntas de dilatação, blocos protectores para se martelar sem danificar o sistema de encaixe e um ferro em “S” para os últimos elementos junto à parede. Quando coloca a protecção no topo e martela, as forças dividem-se por toda a placa. Além disso, precisa de um martelo, uma serra vertical, fita métrica, esquadro e lápis.

Comece por instalar os painéis da esquerda para a direita e com o lado do encaixe macho virado para a parede, com uma temperatura de 15 a 20 graus. Inicie o seu trabalho o mais longe possível das zonas de passagem, para não ter de pisar as partes já instaladas e trabalhe fila por fila. Posicione a placa a montar num determinado ângulo e pressione enquanto baixa-as horizontalmente. As duas placas estão ligadas, quando ouvir um clique. Coloque a protecção no topo e acerte no bloco com um martelo. Com o pavimento sintético, pode escolher o tipo de acabamento que prefere, como faia ou cerejeira.
Devido à sua superfície impermeável, os painéis podem ser lavados com produtos de limpeza próprios, alguns para dissolver em água. Mas evite água em excesso. Basta passar uma esfregona bem escorrida.

You Might Also Like

0 comentários