Conservar Alimentos no Congelador

By 14:33



O congelar alimentos no Congelador é uma prática comum de todo o mundo, mas como tudo, temos de saber congelá-los da melhor forma para que se consiga manter o sabor e as características do próprio alimento.  Deixo-lhe neste artigo alguns conselhos e dicas práticas.
Se não pretende consumir os alimentos no prazo de uma semana, conserve-os no congelador, sobretudo a carne ou o peixe.
Para congelar alimentos, é imprescindível que o seu congelador tenha quatro estrelas (os de três apenas servem para conservar alimentos já congelados). Ao contrário da parte frigorífica, no congelador, é indiferente o local onde coloca os alimentos, pois a temperatura é uniforme em todo o compartimento.

Preparação dos alimentos

-Se pretende conservar determinados alimentos, nomeadamente por congelação, o factor tempo é fundamental: quanto antes o fizer, melhor será a qualidade do alimento. Antes de tudo, certifique-se de que está em boas condições. De seguida, prepare-o. A preparação do alimento depende, obviamente, da sua natureza.

-Lave as hortaliças com água abundante e elimine as partes não comestíveis. Se pretende congelá-las, mergulhe-as durante um ou dois minutos em água a ferver e passe-as, em seguida, por um banho de água fria. Desta forma, destruirá as enzimas (as principais responsáveis pela degradação do alimento), reduzirá o número de microrganismos nocivos e conseguirá manter a cor.

-O processo de preparação da fruta seria o mesmo do que para as hortaliças. Mas é raro congelar a fruta, nomeadamente por perderem a sua textura característica.

-No caso da carne, convém retirar os ossos, a gordura excessiva e os tendões. No caso do peixe, limpe-o, escame-o, tire as tripas e a cabeça.

-Se pretende congelá-los, corte-os no tamanho que pretende para cozinhá-los.

-Se tenciona preparar um guisado (por exemplo, de ervilhas), para consumir só no dia seguinte, o melhor é não terminar a cozedura. Guarde os últimos 10 minutos de cozedura para a altura em que vai consumi-lo, de modo a evitar que fique com uma textura demasiado seca. Se pretende congelá-lo, nunca introduza os alimentos quentes directamente no congelador: deixe-os arrefecer primeiro à temperatura ambiente. No caso de cozinhados líquidos, não encha o recipiente até ao cimo, pois os alimentos dilatam com a congelação, podendo acabar por abrir a tampa.


Regule o termóstato
Cerca de 12 horas antes de iniciar o processo de congelação, regule o termóstato de forma a atingir o ponto de máximo frio. Alguns aparelhos vêm já equipados com um botão específico para aumentar a potência. Uma vez os alimentos colocados no congelador, mantenha esta temperatura do congelador durante mais 24 horas, após as quais deverá voltar a baixar o termóstato para a sua temperatura habitual (-18ºC).
Quanto à descongelação, não deve ser feita à temperatura ambiente. Siga antes uma das seguintes opções:

-coloque o alimento no frigorífico na véspera;

-mergulhe o alimento numa bacia com água quente;

-utilize o microondas;

-No caso de verduras ou de peixe, pode cozinhá-los directamente.
Uma vez o alimento descongelado, deverá consumi-lo quanto antes. E lembre-se de que nunca se deve congelar um alimento duas vezes: perderia as suas propriedades nutritivas.

Durante quanto tempo?

Com o passar do tempo, apesar de o alimento não se deteriorar, perde o seu sabor, cor, textura e valor nutritivo. O prazo aproximado para tal acontecer varia de alimento para alimento. Assim, aconselhamo-lo a colocar uma etiqueta no alimento que vai congelar, com a indicação do tipo de alimento em questão e a respectiva data de validade.
Período máximo de conservação no congelador (-18ºC):

-12 meses, a carne de vaca e a maioria das hortaliças;

-10 meses, o frango;

-8 meses, a carne de borrego, o queijo de pasta mole e a fruta em calda;

-6 meses, a carne de porco, a de caça, os peixes brancos (pescada, dourada, etc.), ovos, manteiga, tartes e salgados;

-3 meses, peixes azuis (sardinha, cavala, etc.), marisco, natas, massa para bolos, pão, bolos, pratos cozinhados e congelados industriais;

-2 meses, carne picada e salsichas.

Será que respeita estes conselhos que lhe deixei quando coloca alimentos no congelador? Responda a esta pergunta deixando o seu comentário.

Até Já.

You Might Also Like

0 comentários