Soluções Simples Para Canalizações Entupidas

By 14:00


A prevenção evita o entupimento da canalização. As ventosas resolvem a maioria dos casos. São até mais eficazes do que os químicos, a usar só em casos extremos.
Uma canalização bem concebida é essencial para as águas deslizarem sem obstáculos. Se o fluxo for lento, pode haver estagnação e depósito de partículas. Mesmo com boas práticas, os entupimentos podem ocorrer.
Reduza os dejectos lançados na rede e nunca empurre os que ficam presos no ralo. Uma grelha no lava-loiça retém boa parte.
A gordura é um perigo: ao arrefecer, solidifica. Retire-a com papel absorvente e coloque-a no lixo, se for reduzida. Sendo abundante, verta-a numa garrafa e entregue-a num ponto de recolha e assim ajuda também o Ambiente.
Certos fabricantes aconselham o uso periódico de químicos a título preventivo. Nada de mais errado: trata-se de substâncias perigosas, a que só deve recorrer em caso de necessidade.

 Soluções simples
 -Quando os ralos não são limpos com regularidade, os detritos acumulam-se. Abra o sifão com frequência, para limpar. Não o faça noutro lavatório. Os dejectos que se soltam podem também bloqueá-lo. A abertura do sifão permite ainda aceder à tubagem e resolver um problema nas proximidades.

-Se, por acidente, cair gordura na canalização, passe água quente, para torná-la líquida e facilitar a evacuação.

-Por vezes, é difícil aceder ao sifão ou ao bloqueio. A ventosa dá bons resultados. Para funcionar, tem de haver alguma água no lavatório.

-Se o bloqueio estiver longe do ralo, introduza uma espiral mecânica na tubagem.
Químicos em último recurso
-Esgotadas as soluções tradicionais, recorra aos químicos, também úteis em caso de bloqueios de difícil acesso. Têm a vantagem de não exigir a desmontagem da canalização.

-Estes produtos são eficazes a remover bloqueios na casa de banho, compostos por cabelos, fios de algodão, sabonete ou dentífrico. Resolvem o problema em 15 a 30 minutos. Já na cozinha, onde normalmente se formam entupimentos devido à gordura solidificada, têm mais dificuldade, mesmo ao fim de 24 horas. Nestes casos, as ventosas são muito eficazes.

-Quase todos os químicos anunciam os materiais em que podem ser usados. A maioria é pouco agressiva se o tempo de contacto for curto. Em períodos mais longos, nota-se corrosão nas juntas, o que pode originar fugas.

-A adição de água quente aos produtos sólidos tem riscos para o utilizador e os materiais. Por vezes, faz subir a temperatura acima dos 100°C.
Cor e cheiro mais seguros
-Os produtos líquidos, à base de hidróxido de sódio, são incolores e inodoros, podendo ser confundidos com água. Para garantir a segurança, deveriam ser coloridos e ter odor característico (por exemplo, a amoníaco). Os desentupidores com lixívia têm cheiro. Mas, com o tempo, ocorre um processo de evaporação. Também estes deveriam ter um odor mais forte.

-Nunca retire um químico do recipiente original. Como muitos não têm cor nem cheiro, pode ocorrer um acidente mortal, se, por exemplo, for passado para uma garrafa de água.

-Face a um entupimento, nunca use produtos à base de ácido sulfúrico nem misture com outros que contenham soda cáustica. A reacção será violenta e perigosa.

-A tampa de segurança é essencial, mas, no caso de crianças, não substitui a vigilância dos adultos.

-Um triângulo em relevo na embalagem ajuda os invisuais a perceberem que se trata de um produto perigoso.

Estas informações são de extrema importância e aconselho a que as tenha sempre á mão, isto porque todos nós já tivemos canos entupidos em casa. Aproveito para pedir aos leitores que deixem o vosso comentário e a vossa sugestão em caso de um cano entupido surgir em casa.
Até já.

You Might Also Like

0 comentários