Os Perigos de uma Casa para uma Criança

By 15:13

A casa é o local de 40% dos acidentes com crianças, na sua maioria quedas. Muita vigilância e alguns equipamentos podem tornar mais seguros móveis, portas, escadas, janelas, varandas, candeeiros e electrodomésticos, entre outros. Fechos de segurança, protectores de cantos e de tomadas eléctricas, redes antiderrapantes e cancelas são alguns dos produtos sugeridos pela Organização Mundial de Saúde e pelas associações de segurança infantil europeias. Pode encontrá-los em lojas de puericultura, mobiliário, hipermercados ou até na Internet.


Cozinha
  • Mantenha os electrodomésticos longe da água. Os aparelhos mais pequenos, como secadores ou torradeiras, são facilmente esquecidos. Depois de utilizá-los, desligue-os da tomada, enrole o fio e retire-os do alcance das crianças. Proteja também as tomadas com uma tampa. 
  • Os adaptadores para fogão, impedem de rodar os bicos e provocar fugas de gás. Metálicas ou em plástico resistente ao calor, as barreiras para o fogão, evitam que a criança se aproxime do lume e puxe as panelas para si. Invista também em isqueiros que possam ser bloqueados e num extintor para a sua cozinha.
  • Se não puder trancar armários e gavetas, um fecho de segurança, evita entalamentos e o contacto com conteúdos perigosos.
  • Para prevenir o entalamento nas portas,  uma borracha específica bloqueia o fecho por completo. Pode ser colocada em cima ou de lado na porta.
Sala
  • Se as tomadas eléctricas não têm um mecanismo de protecção próprio, que exige dois movimentos coordenados para ligar uma ficha, pode comprar protecções com patilha de bloqueio ou que só possam ser retiradas com a ajuda de uma pequena chave ou outro instrumento. Algumas protecções têm uma pequena peça para ajudar a retirá-las.
  • Um fecho de segurança, mantém as janelas fechadas e permite abri-las só até certo ponto. Pode definir o limite de abertura pelo encaixe das peças. Em janelas de correr e ao alto, por exemplo, o fecho impede a criança de ir para a varanda ou exterior. Para evitar que o vidro estilhace, em caso de choque, aplique película autocolante, nos vidros e em mesas com tampos de vidro.
  • Os móveis devem estar bem fixos à parede para não tombar e com os cantos mais agressivos protegidos com protectores de plástico, sobretudo os que estão ao nível da cabeça da criança. Evite móveis de vidro ou com tampos soltos.
  • As protecções de lareira, em ferro, latão ou vidro, evitam que as fagulhas saltem e que a criança se aproxime do fogo. Também pode utilizá-las em lareiras com recuperador de calor, para evitar que a criança toque na porta de vidro quente.
Quarto
  • Se a cama do seu filho está desprotegida, instale uma barreira de protecção. A distância entre as barras verticais deve ser inferior a 6 centímetros. Também há protecções em rede. Uma luz de presença no quarto, evita quedas e colisões quando a criança sai da cama durante a noite.
  • Coloque rede antiderrapante, por baixo de tapetes e carpetes para fixá-las ao pavimento e impedir deslizes.
  • Uma varanda deve ter uma altura mínima de 1,10 metros e distância entre as barras verticais inferior a 6 centímetros. Caso as grades sejam horizontais ou com espaço entre elas superior a 6 centímetros, cubra-as com uma rede.
Casa de banho
  • Esvazie a banheira quando acabar o banho. Cinco centímetros de água são suficientes para uma criança com menos de 5 anos se afogar, se cair ou debruçar-se. Um tapete antiderrapante, evita queda, mas deve estar esticado e fixo. Antes do banho, verifique a temperatura da água. Para impedir a criança de rodar as torneiras e se queimar, use um protector insuflável ou em borracha.
  • Evite utilizar blocos desodorizantes para a sanita. As crianças podem retirá-los e mastigá-los. Um fecho multiusos na sanita, pode evitar o contacto com sabonete, desinfectantes e líquidos.
Escadas
  • Colocadas no topo e fundo das escadas ou à entrada da cozinha, as cancelas de segurança, devem ter uma altura de 65 centímetros e barras verticais separadas por cerca de 6 centímetros. Nenhuma barreira substitui a supervisão de um adulto. Verifique se o local onde as vai instalar tem espaço para prendê-las bem dos dois lados e se a cancela não tem peças pequenas que se soltam, bordos aguçados, lascas de madeira e intervalos onde a criança possa entalar os dedos.
Com as crianças é preciso muito cuidado e estar atentos, diga-nos, comentando aqui se tem estes cuidados com as crianças na sua casa.
Até já.

You Might Also Like

0 comentários