Detergentes Para a Roupa São Inimigos Para o Ambiente

By 15:07

Os produtos para a máquina são agressivos com a natureza e brandos com as manchas, poucos conseguem remover toda a sujidade.Parte dos detergentes que usamos para lavar a roupa é lançada nos cursos de água. Por isso, use a dose certa em cada lavagem: mais detergente não melhora a eficácia. São poucos os produtos que eliminam todos os tipos de nódoas.


Sujidade resistente
  • A eficácia a baixa temperatura (30ºC) deixa a desejar. Os produtos em pó, no geral, têm melhores resultados do que os líquidos ou sob a forma de gel. Poucos removem as manchas de pigmentos (suor e gordura da pele), proteínas, gordura, amido (arroz, molho para saladas, etc.) e vegetais (fruta, café, vinho, etc.). A sujidade à base de pigmentos e gordura é a mais fácil de sair. Já a de origem vegetal revela maior persistência.
  • Os agentes de branqueamento são eficazes em nódoas de natureza vegetal e conferem brancura aos tecidos. Porém, desgastam as cores. Os produtos líquidos preservam mais as peças de cor.
  • Qualquer detergente contém substâncias que impedem a sujidade dissolvida na água de impregnar os tecidos brancos ou claros, tornando-os acinzentados. Em regra, estes produtos conseguem evitar que a roupa fique encardida.
Ambiente em risco
  • Os detergentes incluem agentes tensioactivos (para retirar a gordura), enzimas (para eliminar proteínas e amido), agentes amaciadores e complexantes, branqueadores químicos e ópticos e fragrâncias, entre outras substâncias. Algumas são difíceis de biodegradar e mostram-se perigosas para os animais e seres humanos. Pior: nem sempre são necessárias no detergente, havendo, por vezes, alternativas mais amigas do ambiente. Os raros detergentes sem ingredientes nocivos têm preço elevado.
  • As doses por lavagem recomendadas têm diminuído ao longo dos anos. Muitos produtos referem cerca de 90 gramas. Mesmo assim, alguns recomendam muito mais.
  • Os fabricantes poderiam diminuir a quantidade de embalagem. São frequentes os casos em que o enchimento fica muito aquém da capacidade máxima: um desperdício de materiais com consequências para o ambiente.
Não corra riscos
  • Se não respeitar algumas regras de utilização, os detergentes podem revelar-se perigosos. Desde logo, mantenha estes produtos fora do alcance das crianças. Evite o contacto com os olhos. Se tal acontecer, lave-os imediatamente com água em abundância e, se necessário, consulte um especialista.
  • Pessoas com pele sensível ou feridas devem evitar um contacto prolongado.
  • Depois de utilizar, lave e seque as mãos.

You Might Also Like

2 comentários

  1. Oi, sou a Joana do ideiaespirita, sua amiga do dihitt.

    Gostei do seu blog e das suas preocupações com a preservação do meio-ambiente.

    Um abraço

    Joana

    ResponderEliminar
  2. @Joana

    Obrigado pelo seu comentário e pelas suas simpáticas palavras. Espero vê-la por aqui mais vezes.

    Um Abraço

    ResponderEliminar