Escolher e Instalar Cadeiras de Criança Para o Carro

By 14:00


Sempre que transportar no automóvel crianças até 12 anos ou um metro e meio de altura, aconselha-se a sentá-las numa cadeira específica. Siga as dicas do Saber-Geral:

Compre uma cadeira adaptada ao tamanho e peso da criança. Passe para um modelo de um grupo superior quando a cabeça ou os pés (neste caso, apenas para os grupos 0 e 0+) passem os bordos ou o corpo ficar apertado dos lados. Caso a criança tenha menos de 12 anos e um metro e meio, mas pese mais de 36 kg, adopte uma das seguintes soluções. Se tiver, pelo menos, 135 cm de altura, prenda-a com o cinto do carro.

Se medir menos, prenda-a com o cinto dos adultos e, para evitar que a faixa abdominal magoe o pescoço, passe-a para trás das costas. Nunca a coloque por baixo do braço: pode esmagar o tórax, em caso de colisão.

Os assentos elevatórios, que sobem a criança para prendê-la com o cinto dos adultos, são de evitar. Segundo os testes realizados, o apoio das costas e da cabeça são essenciais para garantir um bom suporte e uma protecção mínima, em caso de colisão lateral.
Antes de comprar, experimente a cadeira no carro e sente nela a criança. Se for impossível, verifique, com o vendedor, se pode devolvê-la ou trocá-la, caso não se adapte ao automóvel. Nem sempre os cintos de segurança têm o tamanho necessário para prender a cadeira ou a base desta pode não se adaptar ao formato dos bancos.

    Instalação segura 
    -Siga as instruções do manual para instalar a cadeira. Guarde-o no carro, dentro do porta-luvas, por exemplo. Pode ser necessário mais tarde, se trocar de automóvel ou para adaptar o cinto de segurança, à medida que a criança cresce. 
    -Certifique-se de que a cadeira fica firme depois de instalada: os movimentos para a frente ou laterais devem ser mínimos. 
    -Quando trancado, o fecho do cinto deve estar bem encaixado, na vertical e o cinto não deve ficar torcido. 
    -Nos modelos com cinto de segurança próprio, regule o comprimento do mesmo em função da espessura da roupa da criança, de modo a ser impossível colocar mais de um ou dois dedos entre a criança e o cinto. Depois de trancado, o fecho terá de posicionar-se na zona das ancas e não sobre o estômago. 
    -Se utilizar o cinto do automóvel, passe-o ao nível dos ombros e não no pescoço, para evitar magoar a criança. 
    -Nunca instale uma cadeira no banco da frente, no sentido contrário ao da marcha do veículo, se o airbag do passageiro estiver activado. Pode ser fatal em caso de colisão. 
    -Se a cadeira já esteve envolvida num acidente, não volte a utilizá-la. Mesmo que aparente estar em condições, poderá ter ficado com os fechos ou apoios fragilizados.
    A vida de uma criança é muito importante e requer cuidados especiais, por isso, transporta-las nos automóveis os cuidados são maiores, mesmo sendo trajectos curtos, tenha isso em atenção. Deixe o seu comentário sobre a forma de transporte que adopta quando leva crianças no seu carro.
    Até Já.

      You Might Also Like

      0 comentários