Investir em acções

By 14:52

Comprar e vender títulos está ao alcance de todos. Basta ter algum dinheiro e paciência, e manter o risco sob controlo. A longo prazo, o negócio das acções é rentável, mesmo para o pequeno investidor.

Qualquer consumidor pode aproveitar boas oportunidades de investimento sem ter conhecimentos profundos do mercado. Precisa de algum tempo para pesquisar e, antes de tomar uma decisão, informar-se bem sobre as empresas cotadas em Bolsa. Uma possibilidade é, por exemplo, analisar as suas contas, a qualidade da gestão e as perspectivas do mercado onde se inserem. É fácil aceder aos relatórios publicados, por exemplo, em jornais e no sítio da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), mas a sua interpretação não está ao alcance de todos.

Acima de tudo, nunca se fie em rumores ou dicas para investimentos altamente rentáveis, como "Compre hoje e amanhã sobe 10%". Por vezes, surgem anúncios em sítios pouco credíveis que podem enganar investidores menos experientes.
A carteira de um investidor deve ser diversificada, apostando em diferentes sectores e mercados. Mas cuidado: alargá-la demasiado torna a sua gestão cara e difícil. O investimento deve ser feito a longo prazo, durante cerca de 5 anos. É preciso acompanhar as notícias sobre as empresas e respectivos títulos, bem como a sua evolução e desempenho. Os mercados mudam constantemente e, se estiver atento, pode fazer bons negócios, comprando ou vendendo acções, no momento certo.

Não pode negociar directamente na Bolsa. Assim, para comprar e vender acções tem de contratar um intermediário financeiro, autorizado pela CMVM. A lista das entidades habilitadas em Portugal está disponível aqui. Como a maioria dos bancos também já faz serviço de corretagem, alguns investidores preferem continuar a trabalhar com o banco onde já são clientes. Em qualquer caso, verifique o preçário em vigor.

Agora tenha cuidado a crise veio afectar os mercados bolsistas e por isso investir na Bolsa nos próximos tempos pode ser arriscado mas também pode ter lucros enormes.
E você investe na bolsa? Se investe fale-nos da sua experiência e aconselhe os leitores do Saber-Geral .
Até Já.

You Might Also Like

0 comentários