Arejar a Casa Ajuda a Combater as Alergias e Asma
Nas últimas décadas, temos assistido ao aumento de casos de Asma e Alergias, sobretudo nas crianças e jovens. Os poluentes podem ser uma das principais causas. Arejar a casa ajuda a reduzir a contaminação do ar.
Fontes de poluentes
-O ar que habita as nossas casas encerra muitos poluentes. Entre os mais nocivos, estão os compostos orgânicos voláteis (COV), substâncias químicas que se dispersam rapidamente pelo ar à temperatura ambiente. A lista de produtos e materiais susceptíveis de libertar COV é quase interminável, pelo que estamos rodeados de substâncias invisíveis e inodoras, tóxicas. Por exemplo, o radão, um gás radioactivo natural, encontra-se no solo em zonas graníticas. Pode infiltrar-se na casa através das fissuras, das canalizações, ou estar nos materiais de construção.
-Os materiais de bricolagem e produtos de limpeza contêm vários compostos orgânicos voláteis (COV). Estas substâncias químicas irritantes, algumas muito perigosas, evaporam-se depressa à temperatura ambiente. As mais frequentes são o formaldeído, o benzeno, o tolueno, a acetona, os éteres de glicóis, etc.
-Os insecticidas contêm substâncias químicas que libertam COV. Os organoclorados, organofosforados e piretrinóides, etc. são tóxicos, pelo que deve evitar usá-los nos quartos das crianças.
-O fumo do tabaco contém cerca de 3 mil substâncias, das quais mais de 40 são reconhecidas como cancerígenas. Os fumadores activos e passivos estão expostos a elevadas concentrações de monóxido de carbono, óxidos de azoto, nicotina, formaldeído, etc.
-Os aparelhos de combustão (fogão a gás, aquecedores, esquentadores) podem libertar monóxido de carbono e dióxidos de azoto.
-Os móveis de cozinha e casa de banho podem libertar formaldeído, devido às colas e resinas usadas no fabrico.
-Os móveis em kit podem libertar COV, sobretudo formaldeído.
-Os cosméticos, champôs, aerossóis podem conter COV e alergénios. A directiva europeia obriga os fabricantes de cosméticos a mencionar no rótulo as 26 substâncias mais alergénicas.
-Os ambientadores como os difusores eléctricos, velas e incensos libertam formaldeído e substâncias perfumadas alergénicas irritantes ou até tóxicas.
-Irritações da pele, olhos e vias respiratórias.
-Distúrbios cardíacos, digestivos, renais ou hepáticos (dores, náuseas e vómitos).
-Dores de cabeça e mal-estar generalizado.
-Distúrbios do sistema nervoso, como perturbações da memória, de atenção, concentração e da fala, stresse e ansiedade.
-Perturbações do sistema hormonal (problemas fetais e de reprodução).
-Desenvolvimento de cancros das fossas nasais, dos seios frontais e pulmões, quando presentes em elevadas concentrações.
Dicas úteis
-Para reduzir a contaminação do ar em casa, areje-a diariamente, sobretudo as áreas mais sensíveis, como a casas de banho, a cozinha e os quartos. Faça o mesmo no Inverno, durante, pelo menos, 15 minutos de manhã e 15 minutos à noite.
-Quando fizer trabalhos de bricolagem com tintas, decapantes e solventes, areje bem a casa durante algumas semanas após terminar a obra, mesmo se vive na cidade.
-Quando pensar em comprar mobiliário novo, pondere a possibilidade da madeira maciça, em detrimento dos móveis em contraplacado ou aglomerado.
-Para o revestimento do solo, prefira materiais maciços ou azulejo, em vez de parquet flutuante com camadas isolantes. Prefira tapetes com uma base têxtil e não de espuma sintética.
-Para o isolamento, a cortiça, a lã, o linho e outras fibras naturais são mais indicados do que a fibra de vidro ou lã de rocha.
-Quando instalar mobiliário novo em casa, areje bem a divisão, sobretudo durante o primeiro mês, altura em que a madeira liberta mais formaldeído. No caso das cómodas, abra as gavetas e deixe-as arejar, antes de começar a enchê-las.
-Algumas plantas absorvem os compostos voláteis orgânicos e ajudam a eliminar as substâncias químicas presentes no ar. É o caso da robusta, chlorophytum, comosum-aglaonema, spathiphyllum, dracaena, aloes ou trepadeira.
-Não se esqueça, assim que chegar a casa, depois de um dia de trabalho , a primeira coisa a fazer é abrir as janelas, para bem da saúde dos que lá vivem.
E você tem hábito de arejar a casa?
1 comentários
Felipe,
ResponderEliminarSó quem sofre com a alergia sabe como pequenos cuidados fazem "grande diferença" no dia a dia!
Eu sou um que não posso me descuidar!
Aproveito para agradecer a visita!
Bjks
Kryka