Como saber quando mudar os pneus de um automóvel

By 19:00

Para conduzir em segurança, mantenha os pneus em bom estado. Manter a pressão correcta permite consumos optimizados, reduz emissões de CO2 e evita a compra prematura de novos pneus. A baixa pressão aumenta os consumos e o desgaste do pneu. A pressão em excesso reduz as capacidades de aderência e o desempenho.
Uma das causas do dano prematuro dos pneus é a calibragem incorrecta: ruídos estranhos e vibrações no volante são sinais de alerta. Calibre os pneus periodicamente, em cada revisão, ou quando detectar aqueles sintomas.

Para além da pressão correcta dos pneus, deve estar atento a outros factores de deteriorização dos pneus, por isso, deixo aos leitores estas quatro dicas de quando devem mudar de pneus:

Saber quando mudar os pneus de um automóvel



1 - Inspeccione o piso e os flancos laterais visíveis. Quando não conseguir evitar um buraco, dirija-se o mais rapidamente possível a uma oficina para verificar o pneu e a jante afectados.

2 - Nas inspecções, podem diagnosticar desgaste irregular, por mau alinhamento da direcção. O pneu pode parecer estar dentro dos limites mas, na faixa exterior ou interior, ter um desgaste bastante mais acentuado. Peça regularmente à oficina para verificar a uniformidade do desgaste do pneu e, se preciso, alinhar a direcção.

3 - Bolhas ou rasgos na tela lateral, por raspar nos passeios, motivam a troca de pneus. Esse defeito pode provocar rebentamento, sobretudo com o aquecimento em viagens em auto-estrada, e arriscar a segurança dos ocupantes. Tenha atenção às bolhas e rasgos no flanco interior. Peça ajuda na oficina. Existem defeitos que podem ser remendados, como os furos no piso do pneu. Oiça o parecer do mecânico na inspecção se detectar anomalias e avalie a viabilidade da reparação.

4 - Quando o relevo atingir 1,6 mm, está na hora de trocar os pneus. Observe os indicadores de desgaste: se a superfície estiver ao nível das marcas no interior dos sulcos, o pneu apresenta o nível mínimo admitido.




You Might Also Like

2 comentários

  1. Num intendi a 4! Tem vídeo?

    ResponderEliminar
  2. Existe um pequeno triangulo na lateral do pneu que indica uma faixa na banda de rodagem.
    Se a faixa estiver aparecendo é porque já está na hora de trocar o pneu.

    Outro cuidado que se deve tomar é evitar rodar com pneu velho (velho não quer dizer gasto)
    Sempre que trocar os pneus, ponha o estepe para rodar e ponha um dos pneus novos no lugar do mesmo.
    Essa história de que o estepe nunca foi ao chão é boa somente para vendedor de carro...
    A borracha costuma ressecar quando velha, e isto pode significar um pneu teoricamente novo com altas chances de estourar quando utilizado.

    ResponderEliminar