Como saber quando mudar os pneus de um automóvel
Para conduzir em segurança, mantenha os pneus em bom estado. Manter a pressão correcta permite consumos optimizados, reduz emissões de CO2 e evita a compra prematura de novos pneus. A baixa pressão aumenta os consumos e o desgaste do pneu. A pressão em excesso reduz as capacidades de aderência e o desempenho.
Uma das causas do dano prematuro dos pneus é a calibragem incorrecta: ruídos estranhos e vibrações no volante são sinais de alerta. Calibre os pneus periodicamente, em cada revisão, ou quando detectar aqueles sintomas.
Para além da pressão correcta dos pneus, deve estar atento a outros factores de deteriorização dos pneus, por isso, deixo aos leitores estas quatro dicas de quando devem mudar de pneus:
Saber quando mudar os pneus de um automóvel
2 - Nas inspecções, podem diagnosticar desgaste irregular, por mau alinhamento da direcção. O pneu pode parecer estar dentro dos limites mas, na faixa exterior ou interior, ter um desgaste bastante mais acentuado. Peça regularmente à oficina para verificar a uniformidade do desgaste do pneu e, se preciso, alinhar a direcção.
3 - Bolhas ou rasgos na tela lateral, por raspar nos passeios, motivam a troca de pneus. Esse defeito pode provocar rebentamento, sobretudo com o aquecimento em viagens em auto-estrada, e arriscar a segurança dos ocupantes. Tenha atenção às bolhas e rasgos no flanco interior. Peça ajuda na oficina. Existem defeitos que podem ser remendados, como os furos no piso do pneu. Oiça o parecer do mecânico na inspecção se detectar anomalias e avalie a viabilidade da reparação.
4 - Quando o relevo atingir 1,6 mm, está na hora de trocar os pneus. Observe os indicadores de desgaste: se a superfície estiver ao nível das marcas no interior dos sulcos, o pneu apresenta o nível mínimo admitido.
2 comentários
Num intendi a 4! Tem vídeo?
ResponderEliminarExiste um pequeno triangulo na lateral do pneu que indica uma faixa na banda de rodagem.
ResponderEliminarSe a faixa estiver aparecendo é porque já está na hora de trocar o pneu.
Outro cuidado que se deve tomar é evitar rodar com pneu velho (velho não quer dizer gasto)
Sempre que trocar os pneus, ponha o estepe para rodar e ponha um dos pneus novos no lugar do mesmo.
Essa história de que o estepe nunca foi ao chão é boa somente para vendedor de carro...
A borracha costuma ressecar quando velha, e isto pode significar um pneu teoricamente novo com altas chances de estourar quando utilizado.