A Melhor Preparação Para o Chá

By 19:07



O Chá é uma das melhores bebidas que se pode ingerir mas para conseguir boas infusões, é fundamental a dose, o tempo e o chá certos. Ambos, verde e preto, têm propriedades antioxidantes, benéficas para o organismo e para a saúde. Leia as dicas em baixo e vai ver que a partir de hoje vai olhar para o chá de uma maneira diferente e acredite que vai começar a apreciar mais o Chá.


Dicas de uma boa infusão


Os rótulos devem indicar o tempo e a quantidade de chá necessária para a preparação. Para conseguir bons aromas, cores e sabores, alguns truques permitem obter um melhor chá e deliciar o seu ritual.
A água mineral é a mais adequada. Segundo os especialistas, a da torneira não é aconselhável, dada a sua "dureza" (calcário) e à presença, por vezes, de cloro. Por ter folhas delicadas, 70ºC é a melhor temperatura de infusão para o chá verde. Para o preto, 90ºC é o correcto. Se não tiver termómetro, reconhecerá os 70ºC quando pequenas bolhas se formam no fundo da cafeteira e os 90ºC com a formação de grandes bolhas de vapor.
Cada admirador tem as suas preferências, mas pode medir uma colher de chá por pessoa e outra para o bule. Se for chá em saqueta, em geral é suficiente uma por pessoa. Deve conservar o chá num local fresco e seco, afastado de odores fortes.

Quanto ao tempo de infusão, em geral, é suficiente aguardar cerca de 3 minutos.

Ao contrário do verde, o chá preto é fermentado, o que lhe confere um sabor mais amargo. Ao nível da cafeína, o chá preto e verde pouco se diferenciam. Quando comparada com o café, uma chávena de chá contém menos cafeína, dado que para a preparar é preciso 2 gramas, enquanto que para uma de café são necessários 7 gramas.


Em ambos os tipos de chá, o sabor amargo, pode estar relacionado com uma colheita tardia (no Outono, ao invés da Primavera), o que obriga a uma fermentação mais prolongada.


Dicas de bem escolher


Preservar o sabor e aroma do chá é um dos factores mais importantes, daí que a validade não deva ultrapassar os 3 anos. Convém manter a embalagem bem acondicionada, com celofane. Sem esta protecção exterior, o chá fica menos resguardado da luz e humidade. Da mesma forma, um porta-saquetas protege o filtro da luminosidade.
Os fios que prendem o filtro devem ser cosidos, colados ou agrafados. Desta forma, não se desprendem. Quando tal acontece, é desagradável, dado que torna-se difícil retirar a saqueta.

É aconselhável que os filtros tenham espaço livre no interior e que a sua forma seja dupla. Os filtros simples impedem a boa absorção de água e consequente abertura das folhas.


Caso compre chá a granel, verifique se contém pequenos pedaços de madeira acastanhados e folhas demasiado trituradas, semelhantes a pó, pois são maus sinais. Folhas grandes são sinónimo de uma infusão de qualidade.
A frescura das folhas também pode ser avaliada pela sua coloração. Se estiverem acinzentadas, significa que o chá é velho e esteve muito tempo armazenado.


Agora prepare um chá conforme explicado em cima e diga-nos qual a sua opinião, fico á espera.

You Might Also Like

6 comentários

  1. Olá...
    tenho que confessar que não sou uma grande apreciadora de chã,mas sem duvida ir a ervanário e comprar as ervas e fazer a infusão é sempre a minha primeira opção,as saquetas são mais praticas é verdade mas prefiro o tradicional.
    deixo aqui uma dica que neste tempo pode ser muito útil, fácil e barato,quando tiverem constipados e com dores de garganta experimentem fazer um chá com casca da cebola(aquela casca de fora,a seca que faz baralho ) e casca de laranja leve ao lume e deixem ferver,juntem uma colher de mel e experimentem sabe bem e faz milagres .bjs

    ResponderEliminar
  2. @Júlia

    Obrigado pelo seu comentário.
    Obrigado pela sua dica tenho a certeza que os leitores do Saber-Geral irão apreciar o seu chá assim como eu vou apreciar.

    Abraços

    ResponderEliminar
  3. olá...
    Em casa faço muitos chás, meus filhos adoram, meu marido também, eles apreciam chás de hortela, erva doce, camomila, erva cidreira...tem chá pra todos os gostos...minha mãe faz um chá de frutas muito bom, vou pegar a receita e te mandarei um outro dia...
    tudo de bom pra vc
    um abraço

    ResponderEliminar
  4. @Palavras

    Obrigado pelo seu comentário. Ficarei á espera dessa receita, que deve ser maravilhosa.

    ResponderEliminar
  5. adorei este blog, vou seguir os vossos conselhos á risca!!;)Eu adoro chá verde, bebo a toda a hora!!!o chá é um composto super saudável! Em Maio vou a uma feira em lisboa, a Viver Saúde, que só tem produtos saudáveis, terapias,ensinam como comer saudavelmente,fazem massagens, enfim tudo bom.É uma optima ajuda!!!

    http://www.viversaude.fil.pt/?lang=pt&page=info_geral/info_geral.jsp
    beijinhos;)

    ResponderEliminar
  6. @Belinha

    Obrigado pelo seu comentário. Espero ter tempo também para dar um saltinho a essa exposição na FIL.

    Abraço

    ResponderEliminar