Conservar e Servir Bem a Cerveja

By 17:24

Depois de ouvir muito boa gente sempre a comentar que o consumo de cerveja faz mal e que fazia barriga, pois bem, fiz uma pesquisa sobre este tema e fiquei surpreendido com o resultado. Se você também já está cansado de ouvir a mesma conversa, então leia este artigo e prove que pode continuar a beber cerveja e até porque esta bebida pode ser um bom complemento numa dieta saudável e equilibrada, desde que a beba com moderação.
 
À melhor temperatura
-A cerveja branca com álcool, com um teor alcoólico de 4 a 5 graus, deve ser servida entre 5º e 7ºC em copos cilíndricos e altos. Já para a escura, são preferíveis arredondados. Ambos devem ser de vidro e de espessura fina. O copo deve estar limpo, lavado e seco. Vestígios de gordura impedem a estabilidade da espuma.
-O gás deve ter um teor equilibrado para uma cerveja com espuma abundante e cremosa. O ideal é a espuma manter-se com uma espessura de 1cm enquanto a cerveja é bebida. Além disso, o líquido deve ser límpido e suavemente borbulhante e servido à temperatura correcta para o gosto e o aroma sobressaírem. Uma boa cerveja apresenta estas características. O melhor é bebê-la logo depois de abrir a garrafa.
-Não guarde a cerveja por mais de 6 meses, evite choques térmicos e abrigue-a do calor e da luz. Se a embalagem tiver cápsula, coloque-a em pé.
-Para servir, incline um pouco o copo, verta-a com lentidão sobre o bordo, sem formar espuma. Com o copo meio cheio, endireite-o bruscamente e afaste-o de forma progressiva da garrafa.

Benéfica sem excessos

-A cerveja tem vitaminas do complexo B, vitamina PP, fosfatos e aminoácidos em quantidades apreciáveis. Assim, cerca de 90% da cerveja é constituída por água, 5% por álcool e 5% de vitaminas, minerais, proteínas e hidratos de carbono, que contribuem para o seu valor calórico.
-Existem estudos que põem em causa o mito da "barriga de cerveja", defendendo não haver relação entre o seu consumo moderado e o aumento significativo da linha de cintura ou do volume do corpo em geral. Consumida com prudência, pode ser um bom complemento numa dieta saudável e equilibrada. Funciona até como estimulante nas funções digestivas. O seu efeito diurético também é conhecido. As refeições são a altura ideal para consumir bebidas alcoólicas. Nunca é demais alertar, porém, para os perigos de um consumo abusivo do álcool.

Confesse que depois de ler este artigo já se bebia uma cerveja bem fresquinha, mas com moderação.
Até Já.

You Might Also Like

4 comentários

  1. valeu as dicas eu gosto da loirinha mas tomo com moderação e não dirijo se Beber...valeu...fuiiiiiii

    ResponderEliminar
  2. Para quem gosta de uma cervejinha gelada esse post é 1000, como é o meu caso. A temperatura indicada é a realmente a ideal. Gelada demais perde o paladar completamente.
    ABÇos.
    MarGGa

    ResponderEliminar
  3. @moreijo

    Obrigado pelo comentário. Devo dizer que aplaudo essa sua atitude responsável.

    Um Abraço.

    @MarGGa

    Obrigado pelo comentário. Concordo consigo quando diz que cerveja gelada demais perde o paladar.

    Um Abraço.

    ResponderEliminar
  4. obrigado pelo comentar, agora vou ver se melhor a qualidade e o sabor da minha cerveja.

    huauu
    que gostosa

    moçambiaue
    -maputo-

    ResponderEliminar