Grávida Precisa de Dieta Variada

By 16:54

OLA
O organismo da grávida sofre uma série de alterações para assegurar a vitalidade do feto. A dieta tem de cobrir as necessidades de ambos, bem como preparar duas fases muito exigentes: o parto e a amamentação. O ideal é a grávida ganhar entre 9 e 12 quilos. Para tal é preciso um pequeno suplemento de energia, em particular, a partir do segundo trimestre. Em geral, bastam cerca de 300 calorias a mais por dia, o que corresponde, por exemplo, a um copo de leite e um pão com manteiga. Nalguns casos, as recomendações podem ser diferentes, por exemplo, devido ao peso da mãe antes da gravidez. Por isso, este aspecto é vigiado pelo médico durante a gestação.


Leite, fruta e legumes
As grávidas não precisam de uma alimentação especial, mas têm de apostar na variedade, dadas as necessidades acrescidas em vitaminas e minerais. Fruta, legumes, leite e derivados, como o queijo e iogurtes, são, pois, alimentos obrigatórios à mesa. Convém ingerir entre 750 mililitros e 1 litro de leite por dia, 300 gramas de legumes e 2 ou 3 peças de fruta. No caso da carne e do peixe, bastam 150 gramas diários de cada. Uma vez por semana, pode substituir uma destas fontes de proteínas por dois ovos. A quantidade diária de hidratos de carbono provenientes, por exemplo, do pão, massa e arroz, têm de ser ajustadas às necessidades de cada grávida. O médico pode ajudar a defini-las.

Cuidado com as toxinfecções
Tal como as crianças, idosos e doentes, as grávidas são mais susceptíveis a contrair uma toxinfecção alimentar. Os sintomas e consequências são também mais graves. Estes problemas podem ser causados por várias bactérias, mas a listéria e a salmonela são das mais preocupantes, devido aos efeitos nefastos. A primeira encontra-se, sobretudo, em queijos de pasta mole, saladas cruas, presunto, chouriço e refeições pré-preparadas. Provoca sintomas gripais, vómitos, diarreia e pode causar aborto. A salmonela pode aparecer nos ovos e carne de aves mal passada e origina febre, vómitos, diarreia e desidratação. Pode também causar aborto ou parto prematuro.

Conselhos para limitar riscos:
-Faça pequenos lanches, de duas em duas horas, e controle o peso. Se tiver enjoos de manhã, coma duas bolachas antes de se levantar.
-Evite saladas cruas fora de casa. Ao prepará-las, lave bem os legumes em água corrente. Faça o mesmo para a fruta ou opte por descascá-la.
-Lave bem as mãos antes e depois de tratar dos alimentos. Se tiver uma ferida, proteja-a.
-No supermercado, compre os produtos perecíveis, como carne, peixe e fiambre, bem como os congelados em último lugar. Se possível, transporte-os num saco térmico e, em casa, guarde-os de imediato no frigorífico.
-Cozinhe bem os alimentos, em especial, a carne e o peixe.

You Might Also Like

0 comentários