Como Imprimir as Fotos da Máquina Fotográfica Digital

By 15:05

Hoje em dia quase todas as pessoas têm uma máquina fotográfica digital e fazem as revelacões das fotos em casa na sua impressora. As máquinas de rolo já fazem parte do museu, e com isto deixou-se de gastar uma fortuna quando queriamos revelar as fotos, o meio ambiente também agradeceu, embora que também possa revelar as suas fotos digitais num loja adequada. Neste artigo vai poder conhecer as opcções de impressão das suas fotos.
Para imprimir as suas fotografias digitais tem três opções: usar uma impressora fotográfica de jacto de tinta ou sublimação térmica, recorrer a um laboratório ou quiosque ou utilizar os serviços de um sítio da Net.
Impressão em casa
Se tiver uma impressora de jacto de tinta ou de sublimação térmica, imprimir em casa as suas fotografias digitais é uma solução interessante, mas apenas para pequenas quantidades. Tanto a qualidade como os custos nestes dois tipos de impressoras não diferem muito. A impressão em casa é comparável ao trabalho de um amador que revela os negativos na sua pequena câmara escura, embora seja mais simples para os principiantes. O tratamento da imagem exige alguns conhecimentos e uma certa prática, mas a impressão, não é complicada. Contudo, a longevidade das impressões obtidas nas lojas é superior. Estas são mais resistentes à exposição solar e à humidade, já que a imagem é impressa num papel fotossensível.
.


Recorrer a um laboratório ou quiosque

Os laboratórios fotográficos são a via clássica e mais simples, em especial para quem tem uma ligação lenta à Internet. Basta entregar na loja as suas fotografias digitais e escolher um formato de impressão, tipo de papel e ser paciente, pois a recepção pode demorar entre 30 minutos a 4 dias.
A qualidade de impressão é, regra geral, boa com excepção de certas diferenças de cor, níveis de contraste errados ou menor nível de definição, que também acontecem numa revelação analógica. As maiores diferenças verificam-se no enquadramento. Este é feito porque o fotógrafo tem de adaptar a imagem, dado que o formato digital não corresponde ao das fotografias clássicas.
Caso opte por esta solução, leve as suas fotografias, de preferência, num CD-ROM. Convém não entregar o cartão de memória da máquina ao fotógrafo, já que, se tiver o azar deste o perder, o prejuízo será elevado.  Esteja atento ao enquadramento das imagens e, se for possível, discuta o problema com o fotógrafo, antes da impressão. Por fim, verifique, ainda na loja, o resultado e a quantidade de fotografias impressas.
Uma variante das lojas são os chamados quiosques de impressão. Aqui cada utilizador, sozinho ou com a ajuda do lojista, pode imprimir na altura as suas fotos. A vantagem está no tempo: em menos de um minuto tem as imagens impressas. Mas não aconselhamos esta solução, dado que as impressões são piores e o custo mais elevado. Se puder esperar um pouco, opte por uma loja tradicional.

Optar pela Internet
Esta é a possibilidade mais recente. Evita deslocações e, nalguns casos, é a solução mais barata. Para tal, é essencial uma ligação à Net de banda larga. Caso contrário, demorará muito tempo a enviar as fotos. Após entrar no sítio do serviço escolhido, basta registar-se, seleccionar os ficheiros de imagem que deseja imprimir e escolher o formato e a quantidade. Porém, alguns sítios não são fáceis de utilizar, exigindo algum tempo de aprendizagem.
Consoante os sítios, o pagamento pode efectuar-se por Multibanco, cartão de crédito ou quando se levanta a encomenda na loja, caso o serviço esteja associado a uma loja física. Caso opte por uma loja física recomendo a GaleriaCriativa. Depois de impressas, as fotos são enviadas para casa por correio, ficando os portes por conta do utilizador, o que pode encarecer o preço final. No caso dos serviços on-line associados a lojas físicas, normalmente, pode escolher entre receber as fotos em casa, por correio, ou ir a uma das lojas da rede buscar a encomenda.

You Might Also Like

0 comentários