Capacete: Acessório Importante Para Um Motard
ola
ola
Andar de mota é, sem dúvida um dos melhores transportes motorizados que se pode adquirir, isto porque tem imensas vantagens, mas existe um acessório imprescindível: O Capacete.
Os capacetes protegem, até certo ponto, de pancadas com consequências mortais. Os fabricantes propõem três categorias, mas os fechados (integrais e modulares) são os mais seguros. Se ocorrer um acidente, os modelos do tipo jet, abertos, não resguardam o rosto. Nos integrais, se o sistema de ventilação não for eficaz, a cabeça pode atingir temperaturas desagradáveis e a sua saúde pode ser prejudicada. Os capacetes modulares e do tipo jet têm uma vantagem adicional: são mais fáceis de pôr e tirar.
-Destinados a suavizar o impacto de uma pancada, os capacetes são dotados de um revestimento rígido designado por calota. Há bons modelos em termoplástico ou fibra.
-A camada que absorve os choques, em poliestireno expandido (esferovite), fica abaixo da calota. Se o capacete sofrer uma pancada, pode haver uma compressão interna, mesmo que tudo pareça normal no exterior. Ao ser chamado de novo a proteger a cabeça, terá menor capacidade para absorver os choques. É por isso que deve substitui-lo se sofrer uma queda forte ou acidente.
-Estas duas camadas do capacete e o sistema de retenção (correias e fecho) são os principais elementos de segurança. O material têxtil que reveste o interior determina, em grande parte, a eficácia da ventilação e o conforto. Alguns tecidos podem ser removidos para lavagens ocasionais.
-A viseira é importante para proteger os olhos de poeiras, vento, chuva, luminosidade forte e os insectos. Deve ser fácil de abrir e fechar.
Dicas para conservar
-Alguns modelos são difíceis de ajustar, pôr e tirar, em especial, com luvas. Além disso, a ventilação nem sempre é eficaz. Se tiver de substituir, experimente o novo na loja. Aperte as correias e rode o pescoço em vários sentidos. O modelo ideal não se desloca nem aperta as orelhas.
-Escolha o tamanho certo. Pode ser indicado pelas habituais letras XS, S, M, L, XL e XXL ou números que reflectem o diâmetro da cabeça. As medidas nem sempre são iguais entre marcas.
-Comprar um modelo usado não é uma boa ideia. Nada garante que o capacete não sofreu já um acidente ou queda grave.
-Água e sabão bastam para limpar. Evite produtos abrasivos.
-Não aplique autocolantes nem adesivos. A cola pode alterar as propriedades do revestimento.
-Proteja o capacete de grandes oscilações de temperatura. Evite deixá-lo na praia, por exemplo, em cima da toalha.
-Para mudar a pintura, contacte o fabricante e informe-se sobre a tinta adequada. Muitas contêm substâncias agressivas, que podem comprometer a resistência da calota.
Existe muitas vozes contra a utilização obrigatória do capacete, para uns é desconfortável e não é suficiente para prevenir a morte numa queda, para outros consideram que o capacete pode salvar vidas. Por isso, para terminar queria ouvir a vossa opinião sobre a utilidade do capacete. Deixem o vosso comentário e a vossa opinião.
0 comentários