Capacete: Acessório Importante Para Um Motard

By 14:59

ola
ola
Andar de mota é, sem dúvida um dos melhores transportes motorizados que se pode adquirir, isto porque tem imensas vantagens, mas existe um acessório imprescindível: O Capacete.
Os capacetes protegem, até certo ponto, de pancadas com consequências mortais. Os fabricantes propõem três categorias, mas os fechados (integrais e modulares) são os mais seguros. Se ocorrer um acidente, os modelos do tipo jet, abertos, não resguardam o rosto. Nos integrais, se o sistema de ventilação não for eficaz, a cabeça pode atingir temperaturas desagradáveis e a sua saúde pode ser prejudicada. Os capacetes modulares e do tipo jet têm uma vantagem adicional: são mais fáceis de pôr e tirar.

Substitua um capacete acidentado

-Destinados a suavizar o impacto de uma pancada, os capacetes são dotados de um revestimento rígido designado por calota. Há bons modelos em termoplástico ou fibra.

-A camada que absorve os choques, em poliestireno expandido (esferovite), fica abaixo da calota. Se o capacete sofrer uma pancada, pode haver uma compressão interna, mesmo que tudo pareça normal no exterior. Ao ser chamado de novo a proteger a cabeça, terá menor capacidade para absorver os choques. É por isso que deve substitui-lo se sofrer uma queda forte ou acidente.

-Estas duas camadas do capacete e o sistema de retenção (correias e fecho) são os principais elementos de segurança. O material têxtil que reveste o interior determina, em grande parte, a eficácia da ventilação e o conforto. Alguns tecidos podem ser removidos para lavagens ocasionais.

-A viseira é importante para proteger os olhos de poeiras, vento, chuva, luminosidade forte e os insectos. Deve ser fácil de abrir e fechar.

Dicas para conservar

-Alguns modelos são difíceis de ajustar, pôr e tirar, em especial, com luvas. Além disso, a ventilação nem sempre é eficaz. Se tiver de substituir, experimente o novo na loja. Aperte as correias e rode o pescoço em vários sentidos. O modelo ideal não se desloca nem aperta as orelhas.

-Escolha o tamanho certo. Pode ser indicado pelas habituais letras XS, S, M, L, XL e XXL ou números que reflectem o diâmetro da cabeça. As medidas nem sempre são iguais entre marcas.

-Comprar um modelo usado não é uma boa ideia. Nada garante que o capacete não sofreu já um acidente ou queda grave.

-Água e sabão bastam para limpar. Evite produtos abrasivos.

-Não aplique autocolantes nem adesivos. A cola pode alterar as propriedades do revestimento.

-Proteja o capacete de grandes oscilações de temperatura. Evite deixá-lo na praia, por exemplo, em cima da toalha.

-Para mudar a pintura, contacte o fabricante e informe-se sobre a tinta adequada. Muitas contêm substâncias agressivas, que podem comprometer a resistência da calota.

Existe muitas vozes contra a utilização obrigatória do capacete, para uns é desconfortável e não é suficiente para prevenir a morte numa queda, para outros consideram que o capacete pode salvar vidas. Por isso, para terminar queria ouvir a vossa opinião sobre a utilidade do capacete. Deixem o vosso comentário e a vossa opinião.

You Might Also Like

0 comentários