Tornar As Brincadeiras Das Crianças Mais Seguras

By 15:01

As crianças sofrem muitos acidentes com brincadeiras infantis, algumas delas podem até levar á morte. Existe alguns cuidados simples que são suficientes para tornar as brincadeiras mais seguras, o que eu vou sugerir neste artigo são alguns conselhos para segurança das crianças.


Conselhos:

-Escolha o brinquedo de acordo com a idade e o desenvolvimento da criança a que se destina. Antes de comprar, leia todos os avisos e instruções. Se estes não existirem ou não estiverem em português, opte por outro brinquedo.

-Na loja, peça para abrir a embalagem e veja o brinquedo. Se não puder fazê-lo, analise o brinquedo em casa, antes de o entregar à criança. Passe a mão pelas arestas, pontas e bordos. Se for para uma criança até 3 anos, verifique se existem peças pequenas facilmente destacáveis (por exemplo, rodas, olhos ou pêlos). Se for um boneco com costuras, certifique-se de que está bem cosido e a criança não tem acesso ao enchimento.

-Evite brinquedos com cordas ou fios compridos, em especial quando se destinam aos mais novos. Caso as crianças os enrolem à volta do pescoço, podem ficar com dificuldade em respirar ou até sufocar.

-Para uma boa utilização de patins, skates, trotinetas ou bicicletas, não se esqueça de comprar também o capacete, cotoveleiras e joelheiras. Além disso, ensine as crianças a não andar de bicicleta na estrada.

-Já em casa, antes de dar o brinquedo à criança retire-o da embalagem e coloque-a no lixo. Contudo, anote ou guarde a identificação e morada do fabricante ou importador. Se ocorrer algum acidente, poderá precisar dela.

-Se tiver filhos de diferentes idades, evite que os mais novos utilizem os brinquedos dos mais velhos, pois podem não ser adequados à sua faixa etária. Convém, ainda, fazer uma revisão periódica dos brinquedos e deitar fora os que estiverem danificados.

-Depois do divertimento, ensine as crianças a arrumar tudo numa caixa. Os brinquedos abandonados no chão podem tornar-se numa armadilha, provocando quedas.

Pede-se aos pais para seguirem estes pequenos conselhos, porque os acidentes acontecem num piscar de olhos, e nunca é tarde recordar, "mais vale prevenir que remediar".
 Até Já.

You Might Also Like

2 comentários

  1. OLÁ… o meu comentário é realmente sobre as crianças mas foca-se mais nos cuidados a ter com os medicamento em especial com os comprimidos que por vezes distraidamente podemos deixar ao alcance das crianças, cada vez mais os comprimidos tem cores e formas apelativas o que leva uma criança facilmente a pensar que aquilo são” pintarolas” como eles mesmo dizem…ainda a bem pouco tempo a minha afilhada foi para o hospital porque comeu uma” pintarola” felizmente foi só uma e tudo ficou bem, mas a enfermeira de serviço disse que naquela semana era 6ª criança que chegava ao hospital a dizer que comeu “pintarolas”.
    Beijo

    ResponderEliminar
  2. @Júlia

    Obrigado pelo seu comentário. De facto, alguns comprimidos são por vezes confundidos por doces ou chocolates e as crianças ingerem inocentemente, ainda bem que no caso da afilhada da leitora tudo não passou de susto.

    Um Abraço.

    ResponderEliminar