Beber Leite é Bom ou Mau?

By 15:30

ola
Ao contrário do que foi dito neste artigo, o leite é uma bebida fundamental para o corpo humano uma vez que é rico em cálcio, vitaminas e proteínas e recomenda-se o consumo diário. Deixo-vos aqui algumas características deste bem tão precioso.

Leite UHT ou do dia?

-Tanto o leite ultrapasteurizado (UHT) como o pasteurizado (do dia) são submetidos a elevadas temperaturas para assegurar uma boa conservação. No primeiro, são aplicadas temperaturas mais elevadas, resultando um prazo de validade mais longo (cerca de seis meses). Além disso, não precisa de ser guardado no frigorífico antes da abertura, ao contrário do leite pasteurizado.

-Não existem diferenças significativas em termos de composição. Ambos apresentam valores semelhantes de cálcio, magnésio, ferro e fósforo, pelo que o tratamento térmico a elevadas temperaturas não destrói as propriedades do leite UHT.

-O leite do dia exige alguns cuidados na conservação. Na loja, verifique a temperatura do balcão refrigerado (deve ser inferior a 6ºC). Se não for para casa a seguir às compras, guarde o leite num saco isotérmico. Assim que chegar a casa, coloque a embalagem no frigorífico. Depois de aberta, deve ser consumida num prazo máximo de três dias.

Alimento completo

-O leite contém proteínas de elevado valor nutricional (entre 3 e 4% da sua composição), essenciais para a construção e boa saúde dos tecidos. As proteínas do leite são uma fonte de aminoácidos indispensáveis, que o nosso organismo não consegue fabricar.

-É uma fonte de açúcar (4 a 6%), sob a forma de lactose. Este desempenha um papel importante no equilíbrio da flora intestinal. Contudo, algumas pessoas não conseguem digeri-lo. Em caso de intolerância à lactose, opte por leite sem lactose ou fermentado (por exemplo, iogurte e queijo).

-O leite contém também gorduras de fácil digestão, sobretudo ácidos gordos saturados e mono-insaturados. Mas as gorduras apenas representam cerca de 3,5% do leite gordo e entre 1,5 e 1,8% do meio gordo. O leite magro praticamente não tem gordura.

-O leite inclui essencialmente vitaminas B1, B2, B12, A e D, cálcio, sódio, potássio, fósforo e zinco. Apenas não tem vitamina C e ferro. As vitaminas A e D, lipossolúveis, perdem-se na eliminação da gordura para obter leite magro.

Fonte de cálcio

-O leite é um alimento rico em cálcio, indispensável para a formação e boa manutenção dos ossos. Atingimos a densidade óssea máxima aos 20 anos. Depois ocorre uma erosão progressiva que se acentua na menopausa, nas mulheres, e a partir dos 55 anos, nos homens. Em pessoas com carência de cálcio, o processo de erosão intensifica-se, podendo dar origem a uma descalcificação dos ossos (osteoporose). Este é o motivo pelo qual se deve ingerir de 800 a 1200 mg de cálcio diariamente, dependendo da idade e/ou sexo.

-Há outras fontes de cálcio, como os derivados de leite (queijo e iogurte). Prefira os magros ou meio-gordos, para evitar o excesso de gorduras.

-O salmão, as sardinhas, o chocolate de leite, as couves verdes, os brócolos e os espinafres também são ricos neste mineral. Contudo, o cálcio do leite e seus derivados é melhor assimilado. Com 2 copos de leite e 30 g de queijo flamengo consegue suprir os 800 mg de cálcio por dia.

You Might Also Like

4 comentários

  1. O Leite está longe de ser uma bebida saudável. É verdade que contém uma grande quantidade de cálcio, mas também contém alto teor de proteínas, o que faz com que o cálcio seja utilizado a desdobrar essas proteínas e nao seja integrado nos nossos ossos. Mais, o Leite de Vaca tem um alto teor de gordura, o que só aumenta risco de variadíssimas patologias. Basta fazer-se uma pesquisa mais detalhada em artigos científicos (fiáveis, nao pesquisem no google) para confirmar que nenhum deles diz que Leite de Vaca é um alimento saudável.
    Os orientais não têm leite incluido na sua alimentação, e o que de facto se verifica é que sao pessoas muito mais saudaveis, com menos fracturas, menos incidencia de obesidade e doenças relacionadas com metabolismo (por exemplo, diabetes).
    Já se perguntaram porque razão o Homem é o unico ser vivo a beber leite depois de desmamado?

    ResponderEliminar
  2. Olá Fox

    Obrigado pelo seu comentário. As suas palavras estão cheias de razão, por um lado o leite tem elementos essenciais para o nosso organismo, mas por outro lado não deixa de ser uma bebida de origem animal.

    Fica aqui a sua pergunta para os leitores possam responder e discuti-la:

    "Já se perguntaram porque razão o Homem é o unico ser vivo a beber leite depois de desmamado?"

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. marco antonio

    Acho que Fox tambem não pesquisa, mas se precisares de uma orientação a respeito das gorduras do leite, veja os trabalhos de pesquisa da Harvard School of Public Health, em Boston, EUA, onde foram analisadas mais de 4000 pessoas, e concluiram que a gordura do leite é insaturada(chamada de acido linoléico conjugado) que alem de proteger o coração, ajuda a emagrecer.

    ResponderEliminar
  4. @Marco António

    Obrigado pelo seu comentário. O Saber-Geral é um espaço aberto a discussões de temas e opiniões, o tema deste artigo como repararam é uma pergunta, o artigo tem um assunto bem fundamentado e comprovado, assim como, as opiniões dos leitores (Fox e Marco Antonio) têm todo o sentido.

    O leite tem algo de bom como de mau, agradeço os vossos comentários e vou sugerir que mais leitores o façam para chegarmos a uma conclusão.

    Abraço

    ResponderEliminar