Tratar e Prevenir Queimaduras Solares

By 16:45

As queimaduras solares são passageiras, mas não outros problemas a longo prazo, como o cancro da pele. Não deixe que o desejo de bronzear-se rapidamente fale mais alto, relegando a saúde para segundo plano.

Consequências do descuido

As queimaduras solares são provocadas pela exposição excessiva ao sol. Estas podem variar consoante o tipo de pele, a altura do dia, o tempo e o local de exposição. Se estiver na praia, o perigo é maior, pois a areia reflecte os raios solares.

Se a pele ficar vermelha e quente, trata-se de uma queimadura ligeira ou moderada. Quando é grave, causa dor e pode levar à formação de bolhas. Se atingir uma grande área, pode provocar dor de cabeça, febre e náuseas. Se mais de 15% do corpo for atingido, convém consultar um médico. Caso contrário, um banho frio e compressas molhadas com água fria aliviam as zonas queimadas, bem como cremes hidratantes.

Alguns analgésicos, como a aspirina e o ibuprofeno, podem acalmar a dor e baixar a febre. Evite o sol até resolver o problema.

Por um bronzeado saudável

Quando for à praia, evite as horas de maior calor, entre as 11 e as 17 horas, e use um protector solar com um mínimo de factor 15, mesmo com o céu nublado. Aplique-o a cada duas horas e quando for à água.

Alguns medicamentos podem aumentar a sensibilidade ao sol. Tenha cuidado se tomar antibióticos ou analgésicos como o ibuprofeno, por exemplo. No início das férias, não se exponha durante muitas horas seguidas ao sol. Primeiro, deixe a pele habituar-se aos raios solares e continue a protegê-la nos primeiros dias. Movimente-se e molhe-se frequentemente e não adormeça ao sol, para evitar escaldões e queimaduras.

As crianças e pessoas com a pele clara devem usar um factor de, pelo menos, 25. A pele das crianças é mais sensível aos raios ultravioletas do que a dos adultos. Muitos cancros de pele têm origem em escaldões durante a infância.

Depois de aplicar o protector, ponha um boné e vista uma t-shirt seca aos mais pequenos (as molhadas deixam passar mais facilmente os raios ultravioletas). Até aos seis meses, não leve sequer os bebés para a praia, porque a sua pele é demasiado sensível.

Não se esqueça, opte por um bronzeado saudável e não entre em exageros. Diga-nos se alguma vez apanhou algum grande escaldão e se conhece alguma maneira de passar a dor dos escaldões.

Até Já.

You Might Also Like

0 comentários