Dicas Para Escolher e Usar Tira-Nódoas

By 14:50

ola
ola

Os produtos tira-nódoas universais, à base de oxigénio activo, podem ser usados de diversas formas: diluídos, para fazer um banho onde a roupa é deixada antes da lavagem; adicionados a um pouco de água, para obter uma pasta de pré-tratamento das nódoas; ou na máquina de lavar com o detergente normal, mas aproveito para pedir primeiro para ler este artigo que é muito importante. Podem, ainda, servir para limpar tapetes sintéticos. São produtos muito agressivos, pelo que não podem ser usados em cabedal, lã, seda ou tecidos inflamáveis.


Roupa mais limpa com pré-tratamento

-A limpeza de roupa encardida (punhos e colarinhos) não é influenciada pela adição destes produtos ao detergente clássico. Como alguns contêm tensioactivos, deveriam melhorar a remoção de nódoas de gordura. Porém, as diferenças encontradas face ao detergente de base não foram relevantes. Este já contém uma elevada percentagem de tais substâncias. A presença de enzimas específicas pode ajudar na eliminação de manchas de proteínas.

-Estes tira-nódoas, enquanto produtos complementares de lavagem, foram concebidos para manchas oxidáveis (vinho, café ou chá). Mas nem sempre são eficazes a eliminar nódoas de cenoura, lama e relva.

-Em nódoas de proteínas e origem vegetal, como o vinho e o café, o pré-tratamento tem mais sucesso do que o detergente clássico isolado. É também mais eficaz do que utilizando o produto como aditivo. Mas o pré-tratamento acaba por ser pouco prático. Nem sempre é possível usá-lo em roupa colorida.

-Um tira-nódoas clássico, em spray, é mais eficaz a remover manchas de gordura e de origem proteica.

Truques para bem lavar
Como não há produtos milagrosos, conheça algumas dicas para ajudá-lo a eliminar as nódoas da sua roupa.

-Quanto mais depressa atacar a mancha e mais elevada for a temperatura, maior é a probabilidade de conseguir removê-la. Mas as enzimas, presentes nalguns produtos, deixam de actuar a 90º C. Além disso, não deve sujeitar a roupa a temperaturas elevadas sem necessidade.

-Um detergente clássico em pó contém agentes de branqueamento. Por isso, é mais eficaz do que os produtos específicos para a roupa de cor.

-Fazer o pré-tratamento com o tira-nódoas resulta melhor do que adicioná-lo ao detergente clássico.

-Deixar a roupa de molho numa diluição do produto poderá ajudar.

-Para remover nódoas de gordura, não necessita de um produto específico. Faça o pré-tratamento com o detergente para lavar a roupa à mão.

Use com precaução

Os tira-nódoas à base de oxigénio activo são muito agressivos. Deve, por isso, rodear-se de alguns cuidados:

-use luvas, para evitar o contacto directo com o produto;

-não deixe o tira-nódoas, ainda que diluído, dentro de recipientes de plástico, para evitar a corrosão;

-nunca misture com produtos que contenham cloro;

-enxagúe bem a roupa. Ponha-a a secar ao sol apenas após a lavagem e o enxaguamento;

-verifique a estabilidade das cores. Alguns produtos anunciam que podem ser usados em peças coloridas, mas, por precaução, teste-os primeiro numa pequena zona de tecido mais despercebida;

Quero que digam, deixando o vosso comentário se já alguma vez tiveram uma nódoa díficil de tirar e como fizeram para a tirar, partilhem esse conhecimento aqui com os leitores do Saber-Geral.

You Might Also Like

0 comentários