Crianças com Gripe A (vírus H1N1)

By 18:51

Na sequência do artigo que foi publicado aqui no Saber-Geral sobre como Combater a Gripe A (Vírus H1N1) , fazemos umas novas recomendações para os pais que vão ver agora os seus filhos irem para a escola sob grandes medidas preventivas no combate á Gripe A.

Saber como proteger o seu filho de um vírus imprevisível, assim como, Gestos simples podem fazer a diferença.

- Estar atento aos sintomas gripais- febre alta, de ínicio súbito, dores no corpo, tosse, nariz entupido, dor de garganta, arrepios, fadiga, vómitos ou diarreia.

- Evitar as urgências hospitalares

- Manter em casa uma reserva de paracetamol, toalhetes desinfectantes, máscaras de protecção.

- Uma criança com febre tem de ficar em casa.

- A escola deve ser avisada, no caso de um diagnóstico de gripe. Tome nota do nome e telefone da pessoa a avisar.

- Restringir as visitas de pessoas com sintomas gripais.

- Consultar o médico de família para avaliar a necessidade de vacinar ou não as crianças contra a Gripe A (as primeiras vacinas estarão disponíveis em setembro, para os grupos de risco).


- Cabe aos pais informar os responsáveis da escola acerca das fragilidades dos seus filhos, sinalizando problemas respiratórios, diabetes, alergias a medicamentos ou qualquer outra patologia que possa condicionar o estado geral de saúde.

- É importante ensinar as crianças a tossir e a espirrar para o antebraço ou para um lenço de papel, que deverá ser deitado fora, depois de utilizado.

- A lavagem das mãos deve ser adoptada pelas crianças como rotina, antes de saírem de casa e quando regressarem da escola.

- Os espaços abertos, como jardins ou parques, devem ser preferidos, relativamente aos locais fechados, com pouca circulação de ar.

- O excesso de peso e a obesidade é um dos factores de risco, em matéria de Gripe. Nunca é tarde para adoptar hábitos de alimentação saudável - a típica dieta mediterrânica.

Transmissão

- Pela inalação de gotículas de saliva espalhadas durante a fala, tosse ou espirros de um infectado.

- Através das mãos, quando levadas á boca, nariz ou olhos, após o contacto com objectos ou superfícies contaminados.

- O contágio ocorre um dia antes dos primeiros sintomas, e nos sete dias seguintes.

- O Vírus H1N1 mantém-se activo nas superfícies de duas a 14 horas.

Aqui tem estas recomendações para evitar que o seu filho seja contagiado pela Gripe A, e sabe que "Prevenir para não ter que remediar" é o lema. Deixe o seu comentário sobre o que pensa deste assunto.

Até Já.

You Might Also Like

0 comentários