Ideias para Ventilar a Casa

By 14:47


Equilíbrio entre ventilação e aquecimento, sobretudo no Inverno, preserva a saúde e a solidez da construção.
Se notar condensação, humidade ou gotículas nas paredes, é sinal de má ventilação e mau isolamento. Abra as janelas com frequência e, quando possível, de fachadas opostas, para obter um arejamento intensivo.

Assegure a renovação necessária e em todas as divisões ao repetir a operação várias vezes ao dia. É o caso de corredores e despensas. Por vezes, a corrente não se forma no sentido conveniente. O ar pode regressar ao interior e empurrar a humidade libertada por um duche para outras divisões. No Inverno, provoca ainda a queda acentuada da temperatura.

O ideal é combinar arejamento intensivo periódico com técnicas de ventilação. O ar deve entrar através das divisões principais (quartos e salas) e sair pelas de serviço (cozinha e casa de banho). A comunicação é feita por debaixo das portas ou através de grelhas. Não bloqueie a passagem com tapetes.






Dicas para Renovar o Ar

-Em moradias com mais de um piso, a cozinha e a casa de banho devem ter sistemas de ventilação separados, para a humidade e os odores não passarem aos andares superiores.

-Melhore a ventilação com aberturas nas caixas dos estores. Escolha modelos auto-reguláveis, cujas lâminas abrem e fecham mediante a velocidade do vento.

-Por vezes, não é possível instalar grelhas nas caixas dos estores. As alternativas implicam alterações na construção. Aberturas na parede ou entre o caixilho da janela e esta, se não existirem de origem, requerem obras importantes. Já a introdução no caixilho não é tão complicada. Pode substituí-lo por um modelo com grelhas.

-Pode ainda colocar extractores nas janelas da cozinha, chaminé do fogão e casa de banho. Num prédio, não instale extractores mecânicos em condutas de casa de banho, excepto se desenhadas com esse fim. Prefira um extractor (girândola) no final da conduta. Mas precisa do acordo dos vizinhos.

You Might Also Like

1 comentários

  1. Bom dia Filipe Santos.

    Deixo como sugestão o endereço www.bubok.pt. Aqui pode encontrar a primeira editora online para auto-publicação neste nosso país à beira mar plantado. Esta é uma forma de democratizar a edição de livros em que, à semelhança do YouTube em relação aos vídeos e do MySpace em relação à música, é o autor quem tem o controlo sobre tudo.

    Na Bubok são as suas ideias que ganham liberdade.

    O processo de publicação é muito simples e rápido, deixando-lhe com o controlo total do seu livro. São 5 passos a seguir, do upload do ficheiro com a sua obra, à escolha do preço da obra. Através do sistema Print On Demand, não há tiragens mínimas obrigatórias. A impressão do livro é feita por encomenda, evitando os excedentes poeirentos e poluentes.
    Romances, fotografias, receitas de culinária, monografias, diários de viagem, etc, tudo pode ser publicado na Bubok.

    Depois de publicar, é o autor quem promove o seu livro: na livraria da Bubok; através de sms´s, comments, fives, vídeos, fotos. Vale tudo, só depende de si!

    Se gostou da Bubok.Pt e pretende ajudar-nos a divulgar este projecto a todos os autores que queiram publicar os seus conteúdos, pedimos-lhe que inclua um link para o nosso blog na sua lista de links: http://www.bubok.pt/blog/

    Qualquer dúvida que surgir, não hesite em contactar-me: marta.furtado@bubok.com

    Vá a www.bubok.pt, conheça o projecto e comece a publicar.

    ResponderEliminar