Como Combater a Gripe A (Vírus H1N1)

By 10:25

Agora que surgiu esta nova pandemia de gripe, existe um grande pânico na população por desconhecimento da doença, por não saber como combater ou se existe tratamento para a referida gripe.
Pois bem, é nesse sentido que publico este artigo com o intuito de ajudar as pessoas a compreender melhor esta nova forma de gripe ao explicar como combater a doença e dizer ás pessoas que a gripe comum, a que todos já tivemos, é mais mortal que a Gripe A (H1N1).


Período de Incubação

-Demora entre 1 a 5 dias desde que o vírus H1N1 entra no organismo até aos primeiros sintomas (na gripe comun leva 1 a 2 dias).


Formas de Contágio

-O contágio dá-se quando alguém infectado tosse ou espirra e as gotas de saliva ou de secreção nasal entram na boca ou nariz de quem esteja por perto. Ou então quando alguém toca nos seus olhos, nariz ou boca depois de tocar nas gotas que estavam depositadas numa qualquer superfície. Os infectados transmitem o vírus um dia antes de ter sintomas e até sete dias depois.



Quais os Sintomas
São idênticos á gripe comum. Febre repentina de mais de 38 graus, tosse, nariz entupido, dores musculares e de garganta, fadiga e mal-estar. Os sintomas que alertam para uma gripe A mais agressiva são: dificuldade de respirar, dor no peito ou abdomen, tonturas, vómitos, lábios roxos, desidratação e convulsões.

Em Caso de Sintomas

Em caso de sintomas de gripe A, de contactos com doentes confirmados ou de viagens para fora do país, deve-se contactar os profissionais de saúde e seguir as recomendações dos mesmos.

Duração da Doença

A situação mais habitual é a de que a doença evolua favoravelmente dois a quatro dias depois dos primeiros sintomas, embora a tosse e a sensação de fadiga possam continuar durante algumas semanas.

Prevenir o Contágio

Lavar as mãos frequentemente com água e sabão durante 20 segundos em especial depois de tossir ou espirrar (poderá ver neste ficheiro em pdf a melhor forma de lavar as mãos), depois de viajar em transportes públicos e sempre que volte da rua. Evitar tocar na boca, nariz e olhos com as mãos. Tapar boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel. Deitar fora o lenço e lavar as mãos. Evitar multidões.

Conselhos aos Doentes

Permanecer em casa durante uma semana sem receber visitas. Caso viva acompanhado, fique fechado numa divisão da casa e, se possível, não partilhe a casa de banho. Usar máscara em casa ou se tiver de ir ao médico. Quem viva com um infectado deve perguntar ao médico se deve seguir algum tratamento.

Tratamento

Para combater a gripe A usam-se dois antivirais (Tamiflu e Relenza), que se tomam nas primeiras 48 horas. Para aliviar os sintomas tomam-se analgésicos e antipiréticos. Se a gripe for acompanhada de infecção bacteriana o médico prescreve antibióticos. É preciso também beber muitos líquidos e repousar.

Vacinas

Actualmente não existe vacina que proteja as pessoas contra o novo vírus da gripe A, mas estão em curso ensaios clínicos e que em breve sairá dos laboratórios.

Se conhece alguém que já tenha sido infectado fale-nos do que viu e de como essa pessoa recebeu tratamento médico e se foi muito demorada a sua recuperação.

Até Já.

You Might Also Like

21 comentários

  1. Blogueiro, é importante ressaltar que tanto a gripe comum quanto o vírus A(H1N1) agem de forma semelhante, possuem os mesmos sintomas e taxa de letalidade muito parecida. Ambas podem se apresentar por meio de febre repentina acima de 38º, dor de cabeça, dores musculares e nas articulações e dificuldade respiratória. No Brasil o Tamiflu só é indicado em casos graves ou em pessoas que fazem parte do grupo de risco, por indicação da Organização Mundial de Saúde. Isso porque em alguns países como o Canada, Reino Unido, Hong Kong, Japão e na cidade de Hong Kong foi constatado que o uso indiscriminado do remédio pode fazer com que o vírus sofra mutação e então apresente resistência ao remédio.

    ResponderEliminar
  2. @Ministério da Saúde

    Obrigado pelo seu comentário. Antes de mais devo dizer que é uma honra o Ministério da Saúde ter comentado este artigo, de grande importância nos dias de hoje, e de ter acrescentado informações muito úteis aos leitores do Saber-Geral.

    Volte Sempre

    ResponderEliminar
  3. É impressionante como esta gripe começou timidamente e, em pouquíssimo tempo, virou pandemia, preocupando o mundo todo e matando gente às pampas.

    Numa cidade grande, é impossível evitar multidões, e complicado demais deixar de cumprimentar alguém. Mesmo assim, todo cuidado é pouco. Parabéns pela iniciativa de propagar a campanha "anti-gripe A".

    Abraços o/

    ResponderEliminar
  4. @MoizaCARTUNS

    Obrigado pelo seu comentário.

    De facto vai ser complicado evitar certas situações, tais como cumprimentar alguém ou evitar multidões como referiu, mas serve para conscencializar as pessoas que o perigo de contágio é maior e podem sempre prevenir o contágio, por exemplo lavar as mãos constantemente.

    Um Abraço

    ResponderEliminar
  5. pessoal eu to sentindo dores no peito fazem 10 dias, mas eu nao apresentei nenhum sintoma de gripe, como cansasso, diarria, tosse, coriza, dor muscular, fadiga muscular, absolutamente NADA DE SINTOMA DE GRIPE...
    tem chances de eu ter essa gripe so sentindo dores no peito??

    ResponderEliminar
  6. @Guilherme

    Obrigado pelo comentário. Não parece que tenha Gripe A só pelas dores no peito, mas se esteve ao pé de alguém que tem a doença ou se viajou e se não passar nos próximos dias, aconselho-o a ir ao médico. As Melhoras.

    Um Abraço.

    ResponderEliminar
  7. este anuncio e importante para ficar mos mais atentos

    ResponderEliminar
  8. estas imformaçoes e para ficarmos de olhos bem abertos

    ResponderEliminar
  9. Olá o meu nome é Maria e tenho Gripe A.
    Fui de férias para Espanha com o marido e filhos a semana passada e vim logo com tosse. A tosse aumentou tinha fortes dores pelo corpo e só no 3º dia do 1º sintoma tive febre e diarreia.
    Fui internada e agora estou isolada no meu quarto onde só entra o marido com as refeições coloca-mos a mascara ele entra e sai. Tanto o marido como os filhos estão a ser medicados com Tamiflu assim como as 7 pessoas com quem estive no 1º dia dos sintomas e com quem jantei já em Portugal. Hoje é o 3º dia de isolamento e já só tenho tosse e a custa respirar fundo. Ficarei isolada até quinta-feira pois faz os 7 dias.

    ResponderEliminar
  10. @Anónimo

    @Bianka

    Obrigado pelo comentário e voltem sempre.


    @Maria

    Obrigado pelo seu comentário e agradeço desde já por ter contado aqui na primeira pessoa o contacto e o contágio da Gripe A.
    Pergunto-lhe se também está a ser medicada com Tamiflu?
    Peço-lhe que vá relatando a evolução da Gripe com os leitores do Saber-Geral afim de todos nós conhecermos melhor o tratamento, a duração e os efeitos da Gripe com base na sua experiência.

    Desejo-lhe as melhoras e até breve.

    ResponderEliminar
  11. eu péguei gripe A e morri!!

    ResponderEliminar
  12. Olá novamente. Só me foi administrado um antibiótico no hospital pela veia mais nada para casa foi só paracetamol para a febre.Hoje é o último dia de isolamento mas continuo com tosse e custa-me respirar fundo. Amanhã se mantiver os sintomas ligo para o hospital para saber se ainda há possibilidade de contágio ou não. por agora é esperar.

    ResponderEliminar
  13. @Maria

    Obrigado pelo seu comentário e por continuar a relatar-nos a evolução da Gripe A.
    Com base na sua experiência, confirma-se que não existe razão para tanto pânico na população, até porque os sintomas são menos intensos que os da gripe normal e o tratamento é idêntico, apenas o antibiótico é administrado de maneira diferente.

    Aguardamos pela resposta do hospital acerca do fim do seu isolamento e da sua recupeção.

    As melhoras e até breve.

    ResponderEliminar
  14. olá ontem tive ordem de soltura. o virus só se manifesta durante 7 dias dai o isolamento, agora ate posso estar com uma constipação horrivel que não pego nada a ninguem. O isolamento serve apenas para evitar a propagação do virus. Os meus filhos e marido estão a tomar Tamiflu desde domingo (durante 10 dias, acaba terça feira). O marido é em comprimidos e os filhos é liquido só que aquilo sabe muito mal e, pode provocar mal estar, vomitos e mais qualquer coisa.
    Os meus filhos reclamam mas tomam coitados só que ontem após a toma começaram a vomitar e levaram a manhã nisso. Liguei para a Saúde 24 que após indicações de tratamento passou para a saúde pública que me mandou ligar para a Delegada de Saúde que acompanhou o meu caso. Como eles não tinham febre não havia problema foi a resposta. Hoje os meus filhos voltaram a vomitar por mim acabou não vou dar-lhes mais o medicamento e nem vou telefonar para ninguém. São pequenos demais para sofrerem além de que o Tamiflu não evita que eles apanhem a gripe A no futuro.
    Espero ter sido útil para alguém com os meus relatos.
    Até breve

    ResponderEliminar
  15. @Maria

    Obrigado pelo seu comentário. Felizmente que tudo passou. Quero-lhe agradecer por ter exposto o seu caso de Gripe A aqui no Saber-Geral, tenho a certeza que ajudou muitos leitores a compreender melhor esta nova Gripe.

    Felicidades e tudo de bom, Volte sempre.

    ResponderEliminar
  16. Eo t0o com dores muscaler espirandoo ii tocindoo ii as veses nun consigoo respirar dii teitoo oqii eoo fasso ...
    sera é a gripe AH1N1?

    ResponderEliminar
  17. Luiza:
    Quero chamar atenção para outras formas de manifestação da gripe. A febre alta parece ser comum. Certo. Agora a tosse nem sempre é forte e a dificuldade de respitar pode não se apresentar.
    Cuidei de meu marido há 20 dias. Fizemos todo o isolamento recomendado. No quinto dia, como não deixava de fazer febre, mesmo abaixo de 38 graus, médico plantonista sugeriu fazer uma radiografia. Diagnóstico = Princípio pneumonia.
    Foi receitado antibiótico. Durante o ciclo da febre alta, primeiros 3 dias, tivemos cuidados em ingerir bastante líquido, sucos e chás. Muito mamão para ssegurar que o intestino se mantivesse funcionando.
    Durou 7 dias. Não recebemos tamiflú. A cidade onde moramos a saúde pública é um caos. O médico do plano de saúde só tinha hora livre para dali 1 semana.
    Nosso maior cuidado foi não entrar em pânico. Em casa mantinhamos o ambiente muito limpo. Alcool. Isolamento. E um pouco de bruxaria(brincadeira). Fervíamos canela em pau e cravo da índia e as vzs tmbm folha de eucalipto afim de manter o ambiente interno limpo.
    Esta novela terminou com final feliz.
    Na semana passada, um de meu filhos ligou e avisou que estava prostrado e com febre de 39,0 graus e diarréia. Viajei. Fui para junto dele. Lá adotei todo procedimento que havia adotdo com meu marido.Ah! uso de máscara. E importante o doente se responsabilizar pela sua higiene. Novamente entrou em ação o vapor de cravo da índia, canela e eucalipto. Diarréia intensa requeria dieta . Sopas de bata e cenoura feitas no caldo do arroz( água onde é cozido um pouco de arroz). A carne - músculo só era usado para tirar o suco. Não ingerido para não forçar digestão. A ordem é deixar o intestino em paz. Pouco trabalho. No sexto dia tínhamos um homem quase recuperado. Uma médica gastroenterolista receitou bactrim. Em 7 dias temos um "homem" livre e recuperado. Sem tamiflú.
    Não estou de maneira alguma sugerindo que as pessoas deixem de procurar recursos médicos. Cada um tem sua história. só contei pq o pavor é grande. Assumimos responsabilidades. Sabíamos disso. Estávamos atentos . Para quem cuida são vários dias sem dormir direito. É dedicação. Exige muito disciplina. Chamo atenção para que as pessos que ainda não tiveram tentem ao máximo fazerem de sua alimentação uma fonte de reservas para as horas da doença.
    Dois de nós quatro estamos ainda invictos. Continuamos mantendo nosso cuidados. Alimentação. Bons hábiltos de higiene. E na brincadeira fizemos o pacto de quando chegar minha vez quero regalias. Gelatina de frutas, sucos e sopas feitas na hora.
    Espero ter tornado mais ameno este momento de dúvidas. E reafirmar que o precoceito não ajuda. E que as horas perdidas nas filas a espera de atendimento médico são horas perdidas para hidratação e alimentação.

    ResponderEliminar
  18. Eu estive de ferias em Albufeira durante 2 semanas, e apesar de toda a advertencia para evitar o contagio, eu nao tomei precauçoes, eu gosto de me meter com raparigas e la em Albufeira e qalqer coisa... acontece e qe na viagem de volta eu fiz a viagem com tosse seca, e na manha seguinte ja em casa acordei com 38.5º a minha mae e medica e levou me de imediato para o centro de saude, tinha irritaçao nos olhos e dores musculares freqentes alem de febre, apesar de a tarde desaparecer tambem muito por culpa do beuneron. aguardo os resultados para saber se e H1N1 mas os sintomas sao evidentes... no qe toca as analises sao faceis e rapidas, e a Saude 24 oferece resposta pronta pelo menos assim me pareceu...
    Eu vou atualizando a minha situaçao.

    Emanuel

    ResponderEliminar
  19. Recebi hoje de manhã telefonema da delegada de Saúde de Aveiro, a confirmar-me que o resultado deu positivo, fui aconcelhado a permanecer em casa isolado num compartimento, a Sr. Delegada disse tambem que receberei telefonemas esporadicos para relatar a evoluçao da doença.

    Emanuel

    ResponderEliminar
  20. @Júlia

    Obrigado pelo seu comentário. Aconselho a leitora a visitar um médico, esses sintomas são suspeitos.
    um Abraço e as melhoras.

    @Luiza

    Obrigado pelo seu comentário. A leitora de facto conseguiu enganar a Gripe A, e bem. Por vezes as receitas das nossas avós são melhores que as dos médicos e a sua história é exemplo disso. Agradeço por ter exposto a sua história de uma forma alegre e por ter dado algum colorido aos sintomas da Gripe, uma vez que há pessoas que fazem da Gripe A o fim do mundo.
    Um Abraço e volte sempre.

    @Emanuel

    Obrigado pelo seu comentário. Existe um ditado que diz "quem anda á chuva molha-se" e foi o que lhe aconteceu, porém, como foi já falado neste artigo a Gripe A não é nenhum monstro e consegue-se curar facilmente, apesar do isolamento que pode até ser bom. Agradeço por ter relatado a sua experiência aqui no Saber-Geral e esperemos pelas suas melhoras. Aguardamos notícias suas.
    Um Abraço e até breve.

    ResponderEliminar