Escolher e Conservar Ananás e Abacaxi

By 11:27

O ananás e o abacaxi é um fruto sensível, com poucas calorias e muitas fibras, o ananás requer alguns cuidados. Não aguarde muitos dias até o consumo, pois amadurece com rapidez.

O ananás contém muita água e poucas gorduras, pelo que o seu valor calórico é baixo. Quando maduro, contém cerca de 10% de hidratos de carbono simples ou de absorção rápida. O seu conteúdo em açúcares duplica nas últimas semanas de amadurecimento, pelo que os frutos colhidos antes de tempo ficam ácidos e pobres em nutrientes.


Antes das refeições, sacia o apetite, devido à sua riqueza em fibra, e é um bom complemento nas dietas de emagrecimento. Ao natural ou em saladas, o ananás é ideal como sobremesa e favorece a digestão. Também combina bem com uma salada de frango, por exemplo. A cozinha chinesa combina-o com porco e pato. Como aperitivo, ajuda a preparar o estômago para a refeição.

Para fazer sumo, passe os pedaços de polpa por um batedor ou trituradora. Para limitar a perda de nutrientes, beba-o logo de seguida. Tome-o em pequenos tragos, de modo a evitar acidez no estômago.

A propriedade mais conhecida do ananás é a diurética, o que contribui para eliminar as toxinas através da urina, benéfico para quem tem problemas de rins, bexiga e próstata.


Em casa
-O melhor é abrir o ananás para verificar a sua maturação. Proteja-o com uma película, conservando-o em local fresco. Caso contrário, arrisca-se a que, ao descascar o ananás ou abacaxi, se confronte com uma polpa com manchas escuras ou mesmo já afectada pela podridão. A colheita prematura pode provocar, mais tarde, o sobreamadurecimento.

-O ananás é sensível às mudanças bruscas de temperatura. Por isso, após descascar e cortar o fruto, mantenha-o alguns dias em lugar fresco e seco, envolto em plástico. O frigorífico deteriora o abacaxi, que não suporta temperaturas inferiores a 7°C. Quando maduro, deve comê-lo logo, para não perder sumo.

-Para ficar mais doce, deixe o ananás virado ao contrário durante a noite. O açúcar, acumulado na parte inferior, espalhar-se-á pelo resto do fruto.

No supermercado
-O ananás ou abacaxi e a coroa devem estar inteiros e frescos. Exclua os afectados por podridão ou deteriorados. Limpos, sem manchas externas ou internas, caso esteja aberto, danos causados por parasitas, contusões, humidade ou cheiro estranho são condições essenciais. O pedúnculo não deve exceder os 0,5 centímetros.

-A base deve estar bem cortada e as folhas, verdes claras, bem desenvolvidas e alinhadas e fixas à fruta. Devem medir entre 10 cm e o dobro do tamanho do fruto.

-Um ananás ou abacaxi está maduro quando a polpa cede um pouco à pressão dos dedos, o aroma é intenso e a ponta das folhas é alaranjada e arranca-se com facilidade.


O ananás e abacaxi é uma fruta de excelência e que todos nós deviamos fazer o consumo regularmente, este artigo vem nesse seguimento, de dar a conhecer aos leitores do Saber-Geral o quanto é importante incluir esta fruta na nossa alimentação.

Você consome ananás ou abacaxi? deixe a sua resposta e partilhe connosco a sua opinião.

Até Já.




Tags: ananás , abacaxi , consumo , hidratos de carbono , emagrecimento

You Might Also Like

1 comentários

  1. Olá Filipe, obrigado pelo comentário em meu blog, muito interessante esta sua postagem,bem esclarecedora, não conhecia o nome Ananás.

    Bom final de semana pra ti.

    abraços!

    ResponderEliminar