Como resolver conflitos com o banco

By 12:31

Apesar de estar em posição frágil, o cliente tem meios para fazer uma reclamação dos seus direitos em caso de conflito. Saiba quais, como e onde. Dúvidas sobre comissões, problemas com o cartão de credito ou o atendimento: são várias as razões que podem, um dia, opor-nos ao banco com o qual fazemos as nossas transacções.


Comece pelo balcão
Exponha os seus argumentos junto do balcão, de preferência, aquele onde tiver conta. Poderá fazê-lo oralmente ou por escrito, apresentando os meios de prova de que dispuser. Peça um comprovativo de que o banco recebeu a reclamação, com a data, a hora e o nome do funcionário. As questões relativas ao atendimento podem ser logo registadas no livro de reclamação. Se não receber resposta até cerca de 15 dias, exponha o assunto ao gerente do banco. No caso de as diligências anteriores não produzirem efeitos, terá de recorrer ao departamento que processa as reclamações.

Em simultâneo, use o livro de reclamação. Desde Janeiro de 2006, o banco tem de o facultar nas agências. A reclamação é feita em triplicado: o cliente recebe uma cópia, outra é enviada ao Banco de Portugal (o organismo que supervisiona o sector bancário) e a restante é para ao departamento que, no banco, analisa as queixas.


Avise o Banco de Portugal
Para reforçar a reclamação, e independentemente de o banco central receber cópia do registo no livro, poderá endereçar uma carta, de preferência, registada e com aviso de recepção ao Banco de Portugal. Junte cópias de todos os comprovativos, bem como das cartas enviadas ao seu banco, mencionando datas.

O Banco de Portugal aprecia a reclamação recebida por via directa ou através das folhas do livro de reclamação. Quando considera que deve intervir, alerta as entidades em causa, para corrigirem os seus procedimentos. Cabe-lhe ainda fiscalizar e instruir processos de contra-ordenação. Porém, não resolve directamente os litígios entre o cliente e o banco. Se não for possível chegar a um acordo, terá de recorrer a um centro de arbitragem de conflitos de consumo ou ao tribunal.

Perante os factos ocorridos recentemente, o banco é uma instituição cada vez mais descredibilizada, mas continua a ser um sitio seguro para guardar e utilizar o nosso dinheiro. Concorda com esta afirmação? Deixe o seu comentário ou se gostou do artigo assine o nosso feed.

Até Já.



Tags: banco , banco de portugal , reclamação , credito

You Might Also Like

0 comentários