aluguer de automoveis

By 12:00

Esta modalidade é interessante para ter carro sem preocupações com a manutenção. Mas ainda é pouco comum entre particulares e as locadoras não fornecem dados que permitam comparar propostas.

Quem não tem dinheiro para comprar um carro pode optar pelo credito ou a locação. No último caso, incluem-se o leasing, o aluguer de longa duração (ALD) e o renting. A escolha depende de querer ou não ser o proprietário de um carro desde o início. No credito, o comprador é o dono do carro; na locação, não é, mas pode sê-lo se, no final do contrato, pagar um certo montante equivalente ao valor comercial do carro no momento.


O renting ou aluguer operacional de carros não é novo, mas tem pouca expressão entre particulares. As locadoras não dão informações sobre este produto, muito menos a taxa de juro nominal. Assim, é mais complicado comparar propostas.


Manutenção incluída

-O renting permite alugar um carro por um período limitado e mediante uma quilometragem combinada no início do contrato. Se rolar mais do que o estipulado, paga um adicional por quilómetro. Circulando menos, pode receber o reembolso do excesso.

-Destina-se a quem não pretende ser proprietário do carro. Quem desejar sê-lo pode optar pelo leasing ou o crédito.

-À partida, não há limite para o preço do carro. A locadora tem capacidade negocial para comprá-lo a um menor custo. Depois, entrega-o mediante uma renda.

-A empresa define serviços de base. O principal é a manutenção. Como extras, pode optar pela gestão de seguros e do imposto único de circulação, viatura de substituição e cartão de combustível.

-Durante o contrato, paga uma renda pelo carro e serviços. No final, o objectivo é entregar o carro e assinar contrato sobre novo veículo. Mas também pode comprar pelo valor comercial ou outro acordado com a locadora no início.

Comparar propostas

-Para analisar se o renting é mais interessante do que o financiamento, a primeira coisa a saber é se quer ou não ficar com o carro no fim do contrato. Se não quiser, só paga a comissão de abertura e as rendas mensais. A manutenção fica a cargo da locadora.

-No financiamento, tem de somar vários custos (rendas ou prestações, comissões, valor residual e manutenção) e subtrair o valor da venda do automóvel. O carro pertence-lhe, mas, como não pretende ficar com ele, terá de vendê-lo.

-Suponhamos que, no caso do leasing, a soma dos custos referidos no ponto anterior era de € 14 854,36 e que o contrato durava por 48 meses (4 anos). Ao dividir aquele montante por 48 meses, chegaríamos a uma renda mensal de €309,47. Este valor serve para comparar propostas de renting com as mesmas condições (modelo do carro, prazo, etc.). Se a renda mensal fosse inferior, teria interesse em optar pelo renting.

-Se quiser ficar com o veículo, faça um cálculo idêntico, ou seja, divida o custo total pelos meses. No renting, paga o valor comercial do veículo no final. Nas outras soluções, basta seguir o contrato até ao final.

Agora que já conhece o renting e o aluguer de automoveis, fica a decisão de escolher a melhor opcção de ter carro. Queria ver a sua opinião sobre esta modalidade, por isso deixe o seu comentário.

Até Já.


Tags: carro , credito , aluguer de automoveis

You Might Also Like

3 comentários

  1. Não conheci o anterior aspecto do site, mas assim tá bacano, tá original, só não gosto muito da cor dos titulos dos posts, mas isso já é um gosto pessoal ;)

    ResponderEliminar
  2. @albarquel

    Obrigado pela sua opinião é muito importante para o saber-geral.

    ResponderEliminar
  3. Está a tornar-se difícil ter carro próprio por isso acho que devemos mesmo começar a investir no aluguer de carros .

    ResponderEliminar