Pagamentos no Estrangeiro

By 14:11



Se viajar para fora do país, evite fazer levantamentos com o cartão de crédito no Multibanco ou nos bancos, pois estes cobram uma fortuna em comissões. Fora da zona euro, use os cartões de débito e crédito com moderação, pois estão sujeitos a custos.

O cartão de crédito é muito prático, em particular, para quem viaja. Mas o seu uso sistemático, sobretudo no estrangeiro, pode comportar mais despesas do que um cartão de débito.

Dinheiro e cartões

Se viajar para um país aderente ao euro, está em casa. A moeda única facilitou muito as transacções para quem se desloca dentro na União Europeia. Faça o mesmo que em Portugal: leve algum dinheiro consigo para as despesas mais pequenas e pague o resto com os cartões de débito e crédito, pois não têm custos.

Para qualquer outro país, use os cartões com moderação, pois estão sujeitos a comissões. Nos pagamentos em estabelecimentos comerciais, a maioria dos bancos cobra 1,7% sobre a transacção com o cartão de débito ou crédito (ou seja, 1,70 euros num pagamento de 100 euros).
Para países de moeda “forte”, como o Reino Unido ou os Estados Unidos, convém levar também algumas divisas locais.

Por uma questão de segurança, faça uma estimativa de quanto vai gastar em despesas de primeira necessidade, como o táxi ou o café, e leve apenas o que precisar. Regra geral, compensa comprar moeda nas agências de câmbio. Estas cobram menos em comissões do que os bancos e vendem a moeda ligeiramente mais barata. Mas se tiver mais facilidade em comprá-la num banco, pague por débito em conta. É mais barato do que em dinheiro.
 

Travellers cheques
Quando viajar para países de moeda “fraca”, como o Brasil ou Marrocos, por exemplo, leve também cheques travellers. Apesar de ficar mais caro do que comprar moeda, os travellers cheques são bastante mais seguros, pois têm de ser assinados pelo titular.
Em todo o caso, para prevenir furtos, anote o número dos cheques e vá dando baixa dos que utilizar. Será mais fácil cancelá-los se tiver um azar. Além disso, guarde os que não usar no cofre do hotel e assine-os só quando os descontar.

Multibanco

Acabou o dinheiro que levava no bolso e precisa de mais algum para as pequenas despesas diárias? O melhor é levantar algumas notas num caixa automático (ATM). Faça-o com o cartão de débito, já que tem menos custos do que o de crédito.

Fora da zona euro, evite retirar pequenas quantias de cada vez, pois é mais caro. Como esta operação implica uma comissão fixa (regra geral, 2,50 euros) quanto mais vezes recorrer à máquina, mais paga. A maioria dos bancos cobra ainda uma taxa de 0,33% sobre a transacção, à qual acresce imposto de selo.
Se, por algum motivo, não puder levantar dinheiro no Multibanco, resta-lhe a alternativa mais cara: levantar com o cartão de crédito ao balcão de um banco (cash-advance). Para levantar 1000 libras, por exemplo, paga em média mais de 80 euros de comissões.

Caso lhe sobre moeda antes de regressar, guarde-a para uma próxima oportunidade ou gaste bem os últimos “cartuchos”. Vendê-la significa perder dinheiro devido às comissões elevadas e taxas de câmbio baixas aplicadas pelos bancos e pelas agências de câmbio.

You Might Also Like

0 comentários