O que verificar no carro antes de comprar- parte II
Esta é uma continuação do artigo anterior onde se descreve os cuidados a ter ao adquirir um automóvel usado. No artigo anterior falou-se sobre o exterior do carro, hoje irei falar sobre os pormenores mais importantes do interior e mais importante ainda do motor do carro.
Ora vamos lá:
Interior
-Verifique se os tapetes não escondem ferrugem no chassis
-Experimente todos os pedais, especialmente o travão. Pressione-o durante pelo menos 20 segundos, solte-o, volte a pressioná-lo. Na segunda vez, o pedal deve ter a pressão inicial, caso contrário, pode existir uma fuga no circuito hidráulico dos travões ou falta de óleo no reservatório
-Accione o travão de mão, se tiver um curso muito longo, é sinal que não está a travar bem
-Com o motor a trabalhar, carregue na embraiagem e experimente a caixa de velocidades, verifique se há folgas e se todas as mudanças entram bem
-Ainda com o motor a trabalhar, vire o volante para um lado e para o outro, certifique-se de que não há folgas, as rodas devem acompanhar rigorosamente o movimento do volante
Agora o mais importante:
No Motor
-Olhe para o motor com atenção. Um motor muito sujo de óleo (babado, como dizem os mecânicos) significa que tem fugas de óleo. Não é bom sinal. Mas deve desconfiar se o motor estiver limpinho. A limpeza pode ter sido aplicada para esconder as fugas de óleo
-Abra a tampa de rosca do reservatório da água de arrefecimento. Verifique se a água tem partículas de ferrugem ou se tem um aspecto oleoso. Caso tenha, desista de comprar o carro. É sinal de que a junta da cabeça do motor pode estar queimada ou, pelo menos, está a vedar mal
-As correias (da ventoinha e do alternador) não devem estar gastas
-Atenção aos tubos de borracha que não podem estar gretados nem inchados nas zonas das braçadeiras. Os vários cabos eléctricos devem estar em bom estado. Cabos eléctricos danificados deixam passar a húmidade e isso dificulta, ou pelo menos impedir, o arranque do motor
-verifique a data de bateria. Uma bateria com mais de quatro anos atingiu o limite de vida útil. Se estiver rachada ou apresentar os bornes oxidados ou cobertos por um pó branco deve ser substituída
Por fim, se o carro que lhe interessa passou nos testes anteriores, submeta-o ao último exame- A Prova na Estrada. Insista com o vendedor em dar uma volta com o carro. Ele que o deixe conduzir, pelo menos, meia hora. Escolha um percurso com rectas, curvas apertadas e um troço de terra batida.
Até já.
2 comentários
ola! artigos muito interessantes, para quem não percebe muito de carros, aprende mais alguma coisa! quanto ao travão de mao, acima disse que se ele tiver um curso muito longo não esta a travar bem, o que é o curso?? já agora, o meu carro, que já é de 2mão e tem 11 anos, a bateria ainda é a mesma, salvo erro. acha que devo substitui-la? o carro pega bm.
ResponderEliminarobrigada.
@Olá Amigo Anónimo
ResponderEliminarObrigado pelas suas simpáticas palavras. O curso de travão corresponde ao ínicio do puxar do travão até quando o larga e sente o carro travado, isso é que é o curso do travão de mão. Quando á bateria, se acha que o carro pega bem não vale a pena substituir, mas esteja atento ás falhas de energia nos faróis ou no rádio, é que normalmente (depende das marcas de baterias) o tempo útil de uma bateria é de cinco anos.
Disponha Sempre.
Um Abraço