As melhores actividades extracurriculares para cada temperamento das crianças

By 17:25

O regresso ás aulas é oficialmente o momento mais agitado do ano para pais e filhos, entre compras de material escolar e a escolha das actividades extracurriculares para cada idade e temperamento. Apesar de haver modalidades para todos os gostos, a verdade é que cada uma tem indicações próprias e vale a pena pensar um bocadinho antes de escolher.

As actividades extra-escolares são essenciais para a aquisição de competências e aptidões e que devem ser adaptadas ás necessidades dos jovens, mas tendo em conta também o seu próprio gosto e interesse, pois é importante que o seu filho se sinta motivado.
Por isso, e segundo as sugestões dos psicólogos, deixo aos leitores uma lista das melhores actividades extracurriculares para cada temperamento das crianças.


As melhores actividades extracurriculares para cada temperamento das crianças

 
Futebol, Andebol, Basquetebol e outras actividades - Combatem a timitez e o isolamento e promovem a interacção social e a partilha de objectivos e regras.
 
Artes plásticas - Ajudam a aumentar a criatividade e a contrariar o bloqueio emocional, a timidez e o isolamento.
 
Body Board, Surf e Remo - Controlam o medo, a agressividade e a hiperactividade e promovem regras, limites e autodisciplina.
 
Música - Melhora a linguagem, criatividade, atenção e interacção social e combate a timidez e a insegurança.


 Judo e Karaté - Ajudam a impor regras, limites, bem como a melhorar a autodisciplina e a reduzir a agressividade e o medo.
 
Dança e Expressão Corporal - Impulsionam a criatividade, a motricidade, a expressão emocional e a linguagem não verbal.
 
Escutismo - Melhora a interacção social e a cooperação entre os jovens e combate a timidez.
 
Yoga - Controla a insegurança, a agressividade e a hiperactividade e melhora a motricidade e a atenção.
 
Natação - Ajuda na motricidade, autonomia, regras, limites e melhora a concentração e a vencer a frustração. 
 
Para além de todas estas actividades extracurriculares, recomendo também as actividades de aprendizagem e de apoio ao ensino escolar, como é o caso da importância das crianças Aprender inglês e a influência que a lingua inglesa tem no mundo, com a certeza que será benéfico no futuro. Para isso, posso sugerir o Curso de Inglês na Wall Street Institute por dar garantias dos seus resultados e pelas fantásticas promoções que vale a pena aproveitar, mas com tudo isto, é importante evitar que as actividades sirva de castigo e que tenha contra-indicações para a idade da criança.

You Might Also Like

2 comentários

  1. Se domina tão bem os conhecimentos sobre o que propõe, devia saber que os cursos da WSI não são para crianças... eles nem aceitam esse tipo de público!

    ResponderEliminar
  2. @Ricardo Antunes

    Obrigado pelo seu comentário. Efectivamente os cursos da WSI não são para crianças, mas os adolescentes a partir dos 17 anos já podem frequentar estes cursos. Fica, no entanto, a sua observação e a chamada de atenção, a qual agradecemos.

    Abraço e volte sempre.

    ResponderEliminar