Truques para usar o microondas

By 18:10

O microondas é um electrodoméstico imprescendível numa cozinha nos dias de hoje. Muito se especulou, quando surgiram os primeiros microondas, sobre os efeitos nocivos para a saúde, o certo é que nunca se provou que certas doenças eram provocadas pela exposição ás microondas deste electrodoméstico, pelo contrário, é bastante saudável cozinhar no microondas, e por falar em cozinhar saudável, aconselho os leitores a ver este artigo " cozinha e dieta saudável "

Truques para usar o microondas

Mas para ajudar os leitores a manusear e tirar maior partido do microondas, fica aqui alguns truques e dicas :

Aquecer:

-Para que os pratos de verduras conservem a frescura ao serem aquecidos no microondas devem ser salpicados com pouca água.

-Os guisados de carne, peixe, verduras...devem ser tapados deixando uma parte aberta para sair o vapor. Devem, ainda, ser mexidos a meio do processo para evitar que algumas zonas fiquem frias e outras excessivamente quentes.

-Para aquecer com sucesso pudins deve-se envolvê-los em papel absorvente e colocá-los sobre uma rede, em vez de directamente sobre o prato giratório do microondas.

Descongelar:

-Para descongelar bem os alimentos no microondas é melhor fazê-lo por várias vezes, deixando alguns minutos de repouso entre elas.

-Se os alimentos estão em bloco (por exemplo, filetes), convém separá-los logo que possível para evitar que as partes exteriores comecem a cozer enquanto o seu interior ainda está congelado.

-Os liquidos (por exemplo, caldo), devem ser mexidos várias vezes assim que começarem a descongelar.


Para cozinhar:

-É fundamental respeitar os tempos de confecção para que os alimentos fiquem no ponto. Convém, também, ter em conta os tempo de repouso porque os alimentos continuam a cozer mais alguns minutos mesmo quando estão fora do microondas.

-As peças maiores ou mais densas devem ser colocadas nas partes exteriores do recipiente e as mais pequenas ao centro para que todas cozinhem de uma forma homogénea porque a energia do microondas é distribuída de fora para dentro.



-É fundamental escolher bem o material dos recipientes: de vidro, de silicone, de cerâmica, de porcelana, de louça e de plástico. No caso do plástico deve certificar-se de que é próprio para microondas, pois nem todos os plásticos servem. Podem, também, ser utilizados, o papel celofane e o absorvente. O de alumínio nunca deve ser utilizado.

-Para que as verduras mantenham a cor e fiquem mais saborosas devem ser cozinhadas em taças largas e baixas, pois favorecem a cozedura e a evaporação adequada dos líquidos.

-Para cozinhar batatas com casca deve-se envolvê-las em papel celofane. Cozem perfeitamente e não perdem o sabor.

-Os peixes são um dos alimentos que ficam melhores no microondas. Para ficarem mais suculentos devem ser cozidos tapados e regados com caldo ou vinho. Pouco temperados e, de preferência, no fim. No caso do peixe congelado, as peças grandes devem ser descongelados antes, mas os filetes pequenos não.

-As salsichas podem ser cozinhas no microondas (também as frescas) desde que a sua pele seja furada em vários pontos com uma agulha para evitar que rebentem na confecção.

-O microondas permite preparar doces deliciosos em pouco tempo, mas deve ter-se a precaução de juntar somente metade do açucar no início da confecção do doce e o restante a meio da preparação.

Outros usos:

-Para aproveitar as ervas aromáticas frescas que tiverem sobrado de uma receita e que podem ficar murchas, basta secá-las durante alguns minutos no microondas e guardá-las depois em frascos de vidro.

-O microondas é bastante útil para amolecer rapidamente manteiga, derreter chocolate, liquidificar mel, aquecer liquidos para outras preparações e aquecer citrinos de modo a extrair maior quantidade de sumo.

-Os alhos descascam-se com muita facilidade se antes forem introduzidos alguns segundo no microondas.

Limpeza:

-Uma forma rápida e eficaz de limpar o microondas é pôr um copo com água e sumo de limão e deixá-lo cinco minutos na potência máxima. Depois, só será necessário passar um pano húmido.


Espero que este seja verdadeiramente um "manual" de utilização do microondas e que o leitor(a) possa usufruir e tirar maior proveito dele. Fico á espera dos comentários e dos resultados !!!!
Até Já.

You Might Also Like

0 comentários