Como Prevenir Incêndios em Casa

By 18:13

Deixar uma vela acesa perto de uma cortina, esquecer-se da panela ao lume ou do ferro de engomar ligado são gestos que podem provocar um incêndio. A causa principal da maioria dos acidentes que levam a incêndios é a falta de cuidado. Para evitá-los, adopte medidas de segurança básicas, que podem evitar situações de risco extremo. Algumas precauções podem ser tomadas em casa, mas não só. A envolvência do local onde vive também pode ter uma influência determinante.

Vigiar a rede eléctrica
  • Dê especial atenção ao funcionamento dos aparelhos que mais consomem (máquinas de lavar, frigoríficos e fornos eléctricos). Chame um profissional se precisarem de reparação.
  • Evite ligar muitos aparelhos ao mesmo tempo. Se não está a utilizá-los, desligue-os sem puxar pelo cabo eléctrico.
  • Não pouse a base do ferro de engomar sobre a tábua ou roupa quando o desliga.
  • Afaste os cabos eléctricos das zonas de passagem e nunca os faça passar por baixo de portas, alcatifas, tapetes ou revestimentos em madeira.
  • Não deixe lâmpadas, velas acesas e aquecedores perto de cortinas, papéis e outros materiais combustíveis. Ao sair de casa, não deixe a funcionar aparelhos de queima, como lareiras ou salamandras.
  • Ao acender a lareira, nunca recorra a líquidos inflamáveis como a gasolina.
Extintor sempre à mão
  • Os produtos inflamáveis devem ser guardados em recipientes fechados, locais ventilados e fora do alcance das crianças. Não os armazene em arrecadações, despensas ou garagens.
  • Tubagens envelhecidas com fissuras ou falta de manutenção das instalações de gás podem originar fugas. O resultado pode ser um incêndio. Para evitar esta situação, é essencial usar aparelhos instalados por técnicos reconhecidos. Verifique também periodicamente o estado de conservação das instalações de gás, incluindo tubagens flexíveis e braçadeiras. Se apresentarem sinais de desgaste, como fendas ou fissuras superficiais, devem ser substituídas. Respeite o prazo de validade da tubagem flexível.
  • As garrafas de gás requerem cuidados. Afaste-as das chamas de qualquer combustível, de radiadores, tomadas e interruptores eléctricos. Nunca as deite ou guarde em caves. Ao ligar o redutor à válvula verifique se ficou bem ajustado (aquele deve ser fechado antes de movimentar a garrafa). Ao sair de casa, feche a torneira do gás.
  • Na cozinha, evite as correntes de ar, que podem apagar a chama do fogão e deixar o gás a libertar-se. Quando colocar líquidos a ferver, não permita que derramem e apaguem o lume.
  • Acenda o fósforo e depois ligue o gás ao cozinhar ou acender o esquentador. Antes de o deitar fora, veja se ficou bem apagado. Nos sistemas eléctricos, faça ao contrário: abra o gás no mínimo e só depois ligue o acendedor.
  • Nunca exceda um terço da capacidade das frigideiras, pois o óleo pode inflamar-se. Volte sempre as pegas da frigideira para o interior do fogão.
  • Para acender o forno, ponha-se de lado e nunca de frente para o mesmo.
Fumo é pior inimigo
  • Desimpedir as vias de acesso, como escadas, corredores e halls de entrada, não deixar materiais pesados nos peitoris das janelas ou varandas e afixar o telefone dos bombeiros num local bem visível são algumas medidas de segurança que pode tomar para facilitar a acção num cenário de incêndio.
  • Se mora junto de uma área florestal, limpe o mato à volta de sua casa e separe as culturas com barreiras corta-fogo (um caminho, por exemplo). Assim, em caso de incêndio, as chamas não passam de uma parcela para outra.
  • Não queime lixos no interior das florestas nem numa distância inferior a 100 metros dos seus limites. Mantenha em lugar de fácil acesso enxadas, pás ou mangueiras, úteis num primeiro combate ao incêndio.
  • Um fogo com origem eléctrica nunca pode ser apagado com água. Caso surjam chamas numa frigideira, por exemplo, deverá tapá-la com uma tampa, toalha ou outro objecto. Se demorar mais de 30 segundos a apagar o incêndio, saia do local e chame os bombeiros. Ao sair, feche as portas. Num incêndio em edifício procure sempre descer, mas sem utilizar os elevadores.
  • Se estiver bloqueado num compartimento e o fumo entrar por baixo da porta, deve calafetá-la com panos húmidos. Nunca abra uma porta que esteja quente ou da qual saia fumo pelas frestas.
  • O fumo pode fazer uma pessoa perder os sentidos em poucos segundos. Para se proteger, tape a boca e o nariz com um pano húmido e respire através dele. Como o fumo é menos denso que o ar e tende a subir, ande de gatas, perto do chão, para respirar melhor.
Agora está nas suas mãos proteger a sua casa, não queira que uma tragédia destas lhe aconteça a si. Deixe aqui o seu comentário sobre as prevenções que faz na sua casa.
Até Já.

You Might Also Like

2 comentários

  1. Ótimas dicas. Como diz o velho ditado: Prevenir é melhor que remediar.

    ResponderEliminar
  2. @João Alberto
    Obrigado pelo comentário. É mesmo como diz: Prevenir é melhor que remediar.
    Abraço.

    ResponderEliminar