Dieta equilibrada com alimentação saudável

By 19:53

Convide os legumes, a fruta e o azeite para a refeição e siga uma dieta equilibrada. Corrigir maus hábitos na alimentação pode fazer muito pela sua saúde e pelo seu peso. 

Qualquer pessoa deve seguir uma dieta equilibrada, com hábitos de alimentação saudável, mas como explicar que algumas pessoas magras consigam comer um banquete sem ganhar peso e outras aumentem de peso, com muito menos? Um dos responsáveis é o metabolismo basal, que determina a quantidade de energia necessária para assegurar todas as funções vitais.



Dieta consoante as necessidades

Uma dieta equilibrada exige hábitos de alimentação saudável, mas as necessidades para uma dieta equilibrada dependem da idade, sexo e peso de cada indivíduo. Quando a quantidade de energia ingerida através da alimentação, na sua dieta, é superior à gasta pelo organismo, caminha-se para o aumento de peso.
Como guiar a sua dieta para fazer uma alimentação variada e conseguir um peso equilibrado? A roda dos alimentos, que inclui todos os nutrientes, pode dar uma ajuda na sua dieta. Mas não se esqueça, na sua dieta, de variar a alimentação e de repartir os alimentos por 5 ou 6 refeições por dia.

Conselhos para uma dieta equilibrada
  • Na sua dieta diária não esqueça o pequeno-almoço. À noite, opte por uma alimentação mais ligeira, para não perturbar o sono.
  • A fruta deve estar sempre presente na sua dieta. Recomenda-se 3 a 5 porções por dia. Também as hortaliças e os legumes devem fazer parte da sua alimentação (3 a 5 porções por dia).
  • Inclua na sua dieta produtos lácteos meio gordos ou magros, já que a menor gordura não afecta os valores de cálcio.
  • Na sua dieta prefira a água (1,5 litros por dia, no mínimo) aos refrigerantes e bebidas alcoólicas.
  • Opte por grelhados e cozidos. Evite os produtos pré-preparados e processados. O consumo excessivo destes alimentos na sua dieta pode contribuir para o aumento de peso.
  • Exclua da sua dieta os doces e salgados, guarde-os para ocasiões especiais. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda 5 gramas de sal por dia.
Em casa, no ginásio ou ar livre, pratique exercício físico. Pelo menos, 30 minutos por dia. É o ideal para controlar o peso.

High Luxury Beauty

You Might Also Like

2 comentários

  1. Uma dieta equilibrada incorpora diariamente as quantidades apropriadas dos cinco grupos de alimentos, provendo as calorias e nutrientes necessários. Sua idade, sexo e nível de atividade física podem alterar o número de porções necessárias para uma dieta balanceada, mas cuidado com algumas frutas. O abacate e o caqui, por exemplo, são gordurosos e muito calóricos e as pessoas podem comer todas as frutas que gostar, mas com atenção às quantidades. Com equilíbrio, podem-se comer tudo o que se gosta, emagrecer com saúde (devagar) e ainda combater a celulite. abs.

    ResponderEliminar
  2. Quanto mais variada a alimentação melhor para a saúde.Quanto mais variado o exercício físico melhor para saúde.Quanto melhor a oxigenação do organismo maior o bem estar geral.( É assim que tenho feito,e é assim que me sinto com saúde!!! )

    ResponderEliminar