Conheça o poder das plantas medicinais
As plantas e ervas têm sido fonte de remédios desde que o homem existe e o conhecimento das suas propriedades medicinais foi sendo utilizado por pessoas mais idosas e aproveitado por médicos e cientistas que nos últimos séculos conceberam muitos dos medicamentos mais comuns e importantes na medicina ocidental.
Sabe-se que existe pelo menos 70.000 plantas medicinais sendo que muitas delas ainda são desconhecidas e cabe a tarefa dos especialistas em botânica procurar novas curas para doenças recolhendo e estudando plantas medicinais.
Mas atenção que o uso destas plantas exige conhecimento e o que é benéfico em pequenas quantidades pode ser perigoso se for usado em excesso, no entanto, a medicina á base de ervas é crescente e as plantas medicinais são muito importantes para o futuro, vejemos o caso da gripe A (H1N1) cujo anti-viral tamiflú foi criado a partir do anis-estrelado.
Por isso e pela sua importância e utilidade preparei-lhe uma pequena lista de algumas plantas medicinais e as suas indicações, podendo o leitor fazer o seu remédio caseiro ou as chamadas mezinhas, ora veja:
Plantas medicinais, Mezinhas
-Viola
Tem propriedades anti-inflamatórias e é rica em vitamina A e C
-Sage
Usada em remédios para constipações e gripes
-Alecrim
Usada para melhorar o humor, a concentração e a memória
-Camomila
Aconselhada para acalmar
-Dill
Utilizada nos tratamentos de indigestão
-Orégano
Usada para problemas digestivos e respiratórios
0 comentários