Conheça o poder das plantas medicinais

By 12:35

As plantas e ervas têm sido fonte de remédios desde que o homem existe e o conhecimento das suas propriedades medicinais foi sendo utilizado por pessoas mais idosas e aproveitado por médicos e cientistas que nos últimos séculos conceberam muitos dos medicamentos mais comuns e importantes na medicina ocidental.

Sabe-se que existe pelo menos 70.000 plantas medicinais sendo que muitas delas ainda são desconhecidas e cabe a tarefa dos especialistas em botânica procurar novas curas para doenças recolhendo e estudando plantas medicinais.

Mas atenção que o uso destas plantas exige conhecimento e o que é benéfico em pequenas quantidades pode ser perigoso se for usado em excesso, no entanto, a medicina á base de ervas é crescente e as plantas medicinais são muito importantes para o futuro, vejemos o caso da gripe A (H1N1) cujo anti-viral tamiflú foi criado a partir do anis-estrelado.

Por isso e pela sua importância e utilidade preparei-lhe uma pequena lista de algumas plantas medicinais e as suas indicações, podendo o leitor fazer o seu remédio caseiro ou as chamadas mezinhas, ora veja:

Plantas medicinais, Mezinhas


-Calêndula
Indicada para dores de estômago e queimaduras

-Lavanda
Tem propriedades relaxantes e anticépticas

-Equinácea
Utilizada como alívio frio

-Viola
Tem propriedades anti-inflamatórias e é rica em vitamina A e C


-Sage
Usada em remédios para constipações e gripes

-Alecrim
Usada para melhorar o humor, a concentração e a memória

-Camomila
Aconselhada para acalmar

-Dill
Utilizada nos tratamentos de indigestão

-Orégano
Usada para problemas digestivos e respiratórios

You Might Also Like

1 comentários

  1. Das muitas variedades de Lycium, o tibetano Lycium Berry ganhou o respeito dos grandes médicos do Tibete ao longo destes muitos séculos e foi cunhado com 'Goji "o nome. Ela cresce em áreas remotas montanhas e vales não poluído do Tibet e da Mongólia, em solo tão rico em nutrientes que os frutos estão explodindo com esta vitalidade nutrientes especiais densa. Aqui estão apenas algumas maneiras de Goji dar suporte a uma vida saudável.
    Protege o fígado - menos fadiga
    Ajuda a visão - suporta a função renal
    Avança a atividade metabólica - diluição de gordura e auxilia a digestão, a função imunológica - Linfócitos, interleucina-2, Imunoglobulina
    Melhora a circulação - apoia a distribuição de nutrientes e os níveis de energia de qualidade
    Melhora a função sexual e a fertilidade - aumenta o desejo sexual e energia
    Promove vida longa - revitaliza o sangue e todos os órgãos internos
    Rica em fitonutrientes, antioxidantes, especialmente os carotenóides, como betacaroteno e zeaxantina.
    Estudos estão mostrando que as bagas de Goji pode impedir o crescimento de células cancerosas, reduzir a glicose no sangue e níveis de colesterol.
    Goji contêm polissacarídeos bioativos (LBP) - indicadores chaves para a construção da resposta imune
    Deguste cada fruto individualmente ou adicione-o aos cereais quentes, sucos de frutas liquidificador, acrescente um punhado de sua garrafa de água e poderás comê-los a vontade. A utilização em mistura da fuga, sopas, frutas inteiras e barras de castanha, bolos, biscoitos, chá e frutas, misturas de sucos. Para diversas maneiras de apreciar este baga especial. seja criativo ao gerar receitas de sucos ou até mesmo saladas com os frutos e as folhas do goji. Saiba mais: http://mudasdegoji.blogspot.com/2011/05/bagas-de-goji.html

    ResponderEliminar