Escolher o Ar Condicionado
Ganhar dinheiro é o que se pretende ao escolher um aparelho de ar condicionado, uma vez que existem imensos modelos no mercado e com funções diferentes. Alguns estabelecimentos fazem campanhas de equipamentos do tipo split a preços muito baixos. Geralmente, são modelos convencionais: ligam-se e desligam-se, consomem mais energia e causam grandes flutuações de temperatura. Alguns não têm etiqueta energética, nem instruções em português, contra a lei. Opte antes por um modelo inverter, mais eficiente e económico, pois regula a potência de acordo com a temperatura desejada.
Vários tipos à escolha
-Os monobloco convencionais são compostos por uma só unidade, geralmente de dimensão inferior. Consomem mais energia do que os split. A maioria apenas arrefece e não é muito silencioso.
-As unidades portáteis convencionais são semelhantes aos aparelhos monobloco convencionais, mas “portáteis”. Estes modelos ficam ligados ao exterior da casa através de um tubo (semelhante aos das máquinas de secar roupa). A maioria apenas arrefece. O sistema de arrefecimento é menos eficaz devido à pequena dimensão. A colocação do tubo exige uma abertura na parede ou janela. Em alternativa, tem de deixar uma janela entreaberta, o que prejudica a eficácia. São muito ruidosos.
-Os split são formados por um unidade interior e outra exterior. Convém ter em conta o custo da instalação por profissionais.
-Os multi-split são formados por uma unidade para colocar no exterior e entre duas a quatro para o interior. Permite ter ar condicionado em diferentes divisões com apenas uma unidade exterior. Os tubos para a circulação do líquido refrigerante atravessam várias divisões, excepto em construções com pré-instalação.
-Os sistemas inverter evitam grandes flutuações e moderam o consumo de energia. São mais eficazes, económicos e conferem maior conforto, apesar de mais caros. Uma das vantagens é trabalharem com elevada eficiência à carga parcial. Quando são forçados a trabalhar à carga máxima, ou seja, no início da operação, a eficiência desce.
-Um termóstato no controlo remoto permite que o aparelho funcione de acordo com a temperatura.
-Outra função útil é a possibilidade de programar o aparelho para funcionar antes de chegar a casa.
-Com o modo inteligente, o aparelho detecta a presença de pessoas e acciona o funcionamento automático.
-O modo económico permite poupar electricidade e o nocturno ajusta gradualmente a temperatura até desligar o aparelho.
-A limpeza automática da unidade interior promove a qualidade do ar e a eficiência. Uma escova limpa o pó acumulado no filtro no fim da utilização. Alguns modelos alertam para limpar ou trocar o filtro.
-Exclusivo dos modelos inverter, o modo turbo permite trabalhar à máxima velocidade em certas fases, o que é uma vantagem no início do aquecimento ou arrefecimento de uma divisão.
-A capacidade de ajustar a direcção do fluxo, para que atinjir directamente as pessoas, pode aumentar o conforto.
Boas práticas
-Verifique o espaço disponível para instalar a unidade interior e exterior e a distância entre as mesmas. Quanto mais curta for, mais eficaz será o funcionamento. Coloque a unidade exterior ao abrigo do sol directo e num local arejado. A unidade interior deve ser fixada na parte de cima da janela, sobretudo se usa o aparelho para arrefecer.
-Limpe os filtros em cada duas semanas, para melhorar a qualidade do ar e não comprometer o desempenho do aparelho. Peça a um profissional que verifique uma vez por ano o líquido de refrigeração e o tubo de refrigeração. Alterações de pressão, fugas ou defeitos afectam a eficácia.
-Verifique regularmente os pontos de fixação da unidade exterior: tem de estar direita e estável.
-Escolha um aparelho com a potência adequada para a sua casa. Entre dois aparelhos com a mesma potência, compare o índice de eficiência energética (IEE ou EER, para arrefecimento, e COP, para aquecimento): quanto mais elevado, melhor, pois consome menos electricidade.
-Prefira aparelhos que funcionam com o gás refrigerante R410A, pois são mais eficientes. Esta informação consta do folheto do aparelho ou da placa das características.
-Fechar as portas e janelas, correr os estores quando o sol bate, regular a temperatura (22ºC no Inverno e 25ºC no Verão), ou desligar o aparelho quando não está ninguém em casa, poupa energia e também o ambiente.
Espero que com estas dicas consiga adquirir o aparelho de ar condicionado mais eficaz para a sua casa e sua utilização. Se já tem ar condicionado em casa, deixo-lhe a pergunta no ar: Está satisfeito(a) com a eficiência do seu aparelho?
Até Já.
0 comentários