Como Poupar Energia
O consumo de energia e sua utilização é hoje um tema mundial, é importante aprender e começar já a reduzir no consumo energético para bem do nosso planeta.
O primeiro passo é reduzir nos consumos desnecessários: não deixar luzes acessas, não deixar a televisão, o rádio e o computador ligados, escolher electrodomésticos mais eficientes. A substituição das lâmpadas incandescentes por lâmpadas fluorescentes compactas também reduz a factura da electricidade. Portas e janelas que estão bem calafetadas reduzem as trocas de ar com o exterior e contribuem para gastar menos energia com aparelhos de aquecimento e de arrefecimento. É aconselhável baixar os estores (que devem estar sempre do lado exterior da janela) antes das horas de maior calor. A instalação de vidros duplos e a aplicação de um isolamento térmico nas paredes e telhado da casa também contribuem para poupar energia com aparelhos eléctricos de aquecimento e de arrefecimento.
-A iluminação numa casa é responsável por cerca de 10% a 15% do consumo de electricidade total da habitação.
-A escolha da iluminação correcta para cada divisão, tendo em conta o tipo de actividades que se realiza em cada espaço, é muito importante para um maior conforto e um consumo mais racional de energia.
-É obrigatório a etiqueta de eficiência energética nas embalagens das lâmpadas, como forma de distinguir as mais eficientes das menos eficientes.
-É preferivel utilizar menos lâmpadas mas com mais potência: uma lâmpada de 100 watts consome a mesma energia que quatro lâmpadas de 25 watts, mas produz aproximadamente o dobro da luz. Mas a melhor opcção é a utilização de uma lâmpada fluorescente compacta, que com uma menor potência atinge o mesmo grau de iluminação.
Agora cabe a si optar pela melhor eficiência energética para a sua casa e para o bem do planeta.
Comente aqui dizendo aos leitores do Saber-Geral se já alterou alguma coisa na sua casa e se acha um tema importante de ser discutido.
Até Já.
3 comentários
Penso ser muito importante esse tipo de informação num momento como esse que estamos passando e quando estamos realmente interessados na saúde de nosso planeta.
ResponderEliminarAgradeço qualquer informação nesse sentido.
Parabéns pelas dicas. Com atitudes simples podemos fazer uma grande diferença.
ResponderEliminarAbraços
@Ana Pimentel
ResponderEliminarObrigado pelo comentário. Vamos continuar a alertar para melhorar a Saúde do nosso planeta.
Irei informá-la dos temas publicados neste blog sobre este assunto.
Abraço.
@Rodrigo Piva
Obrigado pelo comentário. Realmente é muito simples e faz grande diferença.
Abraço.