Como Poupar Água

By 11:34

Ao adoptar gestos económicos, uma família de 3 pessoas tem nas suas mãos a oportunidade de gastar menos cerca de 300 mil litros de água por ano, o equivalente a 60 mil garrafões de 5 litros ou encher quase 7 piscinas de 4 metros de largura, 7 de comprimento e 1,5 metros de altura.
Em casa, a grande fatia do Consumo pertence a torneiras, chuveiros e autoclismos. Para atingir esta meta é necessário mudar hábitos e instalar dispositivos, tomar duches rápidos e de baixo fluxo e ter autoclismos de dupla descarga.

Gestos para economizar

-Se o volume de uma descarga completa de um autoclismo for superior a 6 litros, há um gasto excessivo. O mesmo se aplica a uma torneira com caudal superior a 8 litros por minuto na máxima abertura. Caso os dispositivos instalados em sua casa sejam pouco eficientes, substitua as torneiras, chuveiros e autoclismos por modelos economizadores ou opte por acessórios para reduzir o seu débito nos antigos, mantendo desempenho e conforto. Mas no caso do chuveiro, a sobreposição de dispositivos de poupança pode resultar em fluxos tão baixos que dificultem o funcionamento do esquentador.
-Alterar comportamentos pode, por exemplo, reduzir em metade o gasto de água nas torneiras. Fechar a torneira enquanto lava os dentes ou armazenar em garrafões a água que se gasta enquanto não chega a água quente para o banho são dois exemplos.
-A embalagem de algumas torneiras e chuveiros economizadores, porém, não indica o caudal. Além disso, nestes últimos a posição de poupança não é claramente referida. Nesse caso, informe-se na loja. Quanto aos acessórios, prefira os que referemm de forma clara a poupança.

9 Dicas Para Poupar Água

-Prefira duches a banhos de imersão. Tome duches curtos, evite ter a torneira aberta mais de 5 minutos e feche-a para se ensaboar.
-Nos banhos de imersão de crianças, use um quarto de capacidade máxima de banheira e recolha a água fria até chegar a quente
-Reduza o máximo o uso de água para lavagens, fazer a barba, lavar os dentes ou as mãos
-Para cozinhar, prefira o vapor, microondas ou a panela de pressão: poupa água, preserva as vitaminas e melhora o sabor
-Use as máquinas de lavar só com carga completa, sem recorrer a ciclos como a pré-lavagem. Adapte-os segundo o grau de sujidade, ciclos longos gastam mais água
-Não lave loiça á mão: Prefira a máquina. Limpe os filtros e a sujidade
-Para lavar o carro, use dispositivos com água´sob pressão
-Nas piscinas, recorra a circuitos de recirculação da água
-Reutilize águas residuais relativamente limpas para lavar pavimentos exteriores, abastecer o autoclismo ou regar o jardim

Agora compete-lhe a si de cumprir a sua parte, para beneficio do planeta e de todos nós. Não deixe de comentar sobre a forma de como poupa a água no seu dia-a-dia.
Até Já.

You Might Also Like

2 comentários

  1. por mais que se tente poupar é sempre bastante complicado parece que a conta não diminui...eu fecho sempre as torneiras ao lavar os dentes,tenho cuidado de tomar duches rápidos e fechar a água enquanto o ponho o gel,pus em pratica o velho truque da garrafa de água no autoclismo...mas a conta é sempre a mesma.
    Se ainda continuo a ter cuidado é apenas pelas gerações vindouras que não deve pagar pelos nossos erros.

    ResponderEliminar
  2. @Júlia
    Obrigado pelo comentário. É a pensar nas próximas gerações que temos de ter essas atitudes e parabens pelo seu esforço.
    Abraço.

    ResponderEliminar