Como ter Assistência Médica no Estrangeiro

By 17:59

Na altura de viajar para o estrangeiro, e vou-me referir á Europa,  preocupamo-nos com uma série de coisas, a roupa, fazer as malas, o passaporte, etc, mas será que alguma vez pensamos que poderá nos acontecer um acidente ou mesmo ficarmos doentes e necessitarmos de assistência médica hospitalar.
Pois é, hoje falo-vos sobre o Cartão Europeu de Seguro de Saúde, um cartão que é imprescindível numa viagem a um estado membro da União Europeia.


Todos os utentes do Serviço Nacional de Saúde podem ter acesso a cuidados de saúde, nas situações de doença não esperada, quando em viagem temporária por qualquer dos países que integram a União Europeia, Islândia, Liechtenstein, Noruega e Suiça.
Devem ser titulares do Cartão Europeu de Seguro de Doença e fazerem-se atender nos serviços oficiais de saúde ou convencionados (conforme cada legislação nacional) do estado em que se encontram como se fossem beneficiários do sistema de segurança social desse estado.

Onde se pode pedir o Cartão Europeu de Seguro de Saúde?
Em Portugal continental no centro distrital de segurança social (ou caixa de providência) onde reside ou para onde são canalizadas as suas contribuições, bem como nos seus serviços locais e lojas do cidadão. Nos  Açores, nos centros de prestações pecuniárias. Na Região da Madeira, nos serviços do centro de segurança social.

Tome nota, que o Cartão Europeu de Seguro de Doença não abrange as situações em que a pessoa segurada se desloca a outro estado com o objectivo de receber tratamento médico.
Agora já tem mais uma preocupação, no bom sentido, quando for viajar para a Europa.
Boa Viajem e Até Já.

You Might Also Like

0 comentários