O que é a Cilindrada, Potência e o Binário ?

By 13:52

Muitos de nós utiliza frequentemente a palavra cilindrada, a potencia ou o binario mas na realidade não sabemos exactamente o que significa, mas ao adquirir um carro é muito importante sabermos o que este conjunto de palavras significa para a eficácia do carro.

A Cilindrada é o volume dos cilindros do motor que podem ser quatro, cinco ou seis e medem-se em centimetros cúbicos (cc) e é nos cilindros que dá-se a explosão do combustível que povoca o movimento transmitido ás rodas. Alguns carros conseguem baixos consumos á custa de cilindradas reduzidas, mas isso pode ser um engano, porque a potencia nestes casos é demasiado pequena para o peso do carro e é preciso acelerar mais, sobretudo com o carro carregado, o que diminui o desempenho e aumenta o consumo de combustível.

A Potencia é a energia gerada pelo motor e em portugal utiliza-se a expressão "cavalos" (cv) como medida de potencia. A engenharia mecânica mede a potência em quilowatts (kw), sendo que, um kw é igual a 1,36 cavalos, por isso quando se diz que um carro tem um certo número de cavalos essa potencia é produzida com o acelerador a fundo, ou seja, no maximo das rotações do motor.


A Rotação é o número de voltas que o motor dá por minuto (rpm), cada volta de um motor equivale a uma explosão de combustível nos cilindros, por exemplo, no ralenti (motor a trabalhar sem aceleramento) as rotações são cerca de mil por minuto. Prefira carros que na relação entre o peso e potencia não ultrapassem os 15 quilos por cada cavalo, entre carros com a mesma potencia prefira o que tiver a cilindrada mais elevada, o motor é menos rotativo e o consumo e o desgaste são menores.

O Binário é a energia produzida pelo motor em cada rotação, ou seja, é a energia produzida em cada volta do motor ou em cada explosão de combustível nos cilindros.

Espero que estas definições o ajudem a compreender a importância das mesmas na aquisição de um carro. Agora não se esqueça de assinar a nossa Newsletter e deixar a sua opinião.






Tags: cilindrada , potencia , binário , carro , consumo , motor

You Might Also Like

52 comentários

  1. Fantastico, como todos os dias aprendemos uns com os outros a tecnologia é mesmo um mistério as coisas fabulosas e inimaginaveis, que já se construiram e fabricaram no dia a dia da nossa vida, como exemplo temos o carro...os teus artigos estão optimos, mais uma vez Parabens santos

    ResponderEliminar
  2. Já agora, gostaria de colocar uma questão sobre este assunto: Imaginemos dois motores de 1.000cm3, um com 50 CV, e outro com 80CV, qual dos dois tem o binário mais alto?

    ResponderEliminar
  3. @Francisco
    Obrigado Francisco pela questão e para responder á mesma posso lhe dizer que o motor com 80 cv tem um binário mais alto porque dispende mais energia em cada rotação ou seja tem mais potência.
    volte sempre.

    ResponderEliminar
  4. ola! ñ percebo nada de carros, só conduzi-los! estou interessada a comprar um carro,e claro que gostava de comprar um carro potente. por aquilo que percebi, quanto mais cilindrada tiver o carro mais potente é?? gostava que me esclarecesse esta duvida. e já agora qual a cilindrada mais baixa que existe.
    obrigada! :)

    ResponderEliminar
  5. @Olá amiga Anónima

    Obrigado pelo seu comentário. para lhe responder á sua pergunta devo-lhe dizer que de facto quanto maior for a cilindrada mais potente é o carro, mas deve saber que os custos com o combústivel também vão subir, porque vai gastar mais. A cilindrada mais baixa é de 1000 cm3.

    Um Abraço

    ResponderEliminar
  6. ola!
    muito obrigada por ter respondido, fico muito agradecida! era mais para saber porque moro numa zona por assim dizer acidentada, e não queria um carro que me deixasse a meio de uma subida!!
    mais uma vez muito obrigada!
    um abraço :)

    ResponderEliminar
  7. @Olá Amiga Anónima

    Obrigado mais uma vez pelo seu comentário. Vejo que está indecisa na compra de um carro, aconselho, nos dias que correm hoje, que adquire um carro económico, porque vai ser amigo do ambiente, vai poupar dinheiro no combustível, e garanto-lhe que um carro de 1200 cm3 não lhe vai ficar no meio da subida. Isto é apenas a minha opinião. Se precisar disponha.

    Um Abraço.

    ResponderEliminar
  8. Olá, Filipe Santos.

    Queria perguntar-lhe o seguinte:
    Como se lê um binário ? Por exemplo 240/1750, ou 110/4000 ?
    Grato pela atenção. Um abraço.
    Alberto Pereira

    ResponderEliminar
  9. @Olá Alberto Pereira

    Obrigado pelo seu comentário. Pôs uma questão muito pertinente e onde muitas pessoas têm dificuldade de entender. Então é assim, no exemplo acima referido 240/1750 , significa 240 Nm por 1750 Rpm , ou seja, Nm = Newton x metro , Rpm = rotação por minuto. O Binário é uma força por isso é medida em Newton. Resumindo, o Automóvel em questão tem um binário máximo de 240 Nm por 1750 Rpm.
    Espero que tenha ficado esclarecido e já sabe disponha sempre.

    Um Abraço

    ResponderEliminar
  10. Ola muito boa noite.
    Gostaria que me desse uma opiniao. Estou a pensar em comprar um carro e transforma lo a gas. Agora ha umas novas versoes de carros que ja vem com essa transformação, que sao os chevrolet aveo bifuel. No entanto estes carros sao de 1.2 e tem 84 cv. a minha duvida e se vale a pena pois foi me dito que so compensa ter um carro a gas se for de 1.4 sera que me podia dar alguns esclarecimentos? Muito Obrigado

    ResponderEliminar
  11. @Olá Anónimo

    Obrigado pelo seu comentário. De facto eu também aconselho carros a gás com motores superiores a 1.4 ou 1.6 , isto porque o gás é um combustível fraco e poderá ter dificuldades em certas subidas, por exemplo. Acredito que o Chevrolet que mencionou e outros com motores de baixa cilindrada a gás, os construtores tenham feito alterações nos motores e os mesmos aceitem uma mistura de dois combustíveis (bifuel) para que tenham mais potência.

    A minha opinião: Adquira um carro a gás com cilindrada superior a 1.6 e vai ver que não se arrepende, quer no que poupa em combustível, quer em relação ao meio ambiente e quer na potência.

    Disponha sempre. Um Abraço

    ResponderEliminar
  12. um kw não é igual a 13,6 cavalos!

    ResponderEliminar
  13. @olá Anónimo

    De facto, um kw não é igual a 13,6 cavalos, mas sim um kw equivale a 1,36 cv.

    Foi um erro na atribuição da virgula e que faz toda a diferença, já foi entretanto reparado o erro.

    Agradeço a sua correcção.

    Volte sempre. Abraço

    ResponderEliminar
  14. Bom Dia,
    Adorei o seu artigo, mas gostaria de perguntar o seguinte, eu estou interessado em comprar um carro, e queria algo de económico, e que dê para todas as situações, algo em que eu possa conduzir confortavelmente fazer subidas, arrancar e parar (bichas etc), e fazer longas viagens (100km algo assim do género). Já me falaram em carros em Diesel, mas tinha que ser 1.9D, no entanto os 1.3D parecem consumir tanto ou menos.. será isso verdade ou irá o valor aumentar ao fim de uma ou duas acelerações a mais de 120km/h ?

    Obrigado em Avanço,
    Luis Da Costa

    ResponderEliminar
  15. @Aliasbody Creations

    Obrigado pelo seu comentário. O meu conselho era um carro a gás (GPL) ou eléctrico. Ambos já tem motores capazes de cumprir com o desejado e são amigos do ambiente (muito importante hoje em dia). Caso contrário, opte então por um veículo a diesel. Nos veículos mais antigos sugiro um com cilindrada igual ou superior a 1.9, Se optar por veículos novos pode escolher um com 1.4 de cilindrada que já são suficientes.

    Abraço e volte sempre

    ResponderEliminar
  16. continuo sem saber como é que cilindrada afecta a velocidade do carro

    ResponderEliminar
  17. @Anónimo

    Obrigado pelo seu comentário. A cilindrada é a capacidade de explosão de combustível nos cilindros de um motor, ora bem, se um automóvel tem 2.0 de cilindrada significa que tem uma maior capacidade de explosão de combustível nos cilindros e consequentemente atingir uma maior velocidade que um automóvel que tenha apenas 1.2 de cilindrada.

    Espero que tenha sido esclarecedor. Volte sempre.

    ResponderEliminar
  18. 80 cavalos cavalos corresponde a 1. o que

    ResponderEliminar
  19. Qual é preferivel? um carro com mais cilindrada e menos cavalos, ou um carro com menos cilindrada e com mais cavalos?

    Por exemplo: motor 1.2 85cv VS motor 1.4 75 cv

    ResponderEliminar
  20. @Anónimo

    Obrigado pelo seu comentário. Devo informa-lo que 1,36 cavalos corresponde a 1 Kw de potência.

    @Anónimo

    Obrigado pelo seu comentário. É preferível um carro com a relação entre o peso e potencia não ultrapassem os 15 quilos por cada cavalo, entre carros com a mesma potencia prefira o que tiver a cilindrada mais elevada, o motor é menos rotativo e o consumo e o desgaste são menores.

    Voltem sempre

    ResponderEliminar
  21. Boa noite!

    Portanto, quanto maior for a cilindrada, menor será o número de rpm que o motor precisa, logo são menos as explosões, o que leva a um consumo menor?
    Mas por outro lado, se a o volume dos cilindros é maior, entra mais combustivel para a explosao (é bem possivel que tenha acabado de dizer um disparate enorme agora, mas só assim é que vou aprender, portanto :P)

    Já agora, a influência do número de cilindros é o número de ciclos por rotação? Ou seja, se há quatro cilindros, vai haver uma explosão por tempo, se forem 6 cilindros, vai haver (em média) 1,5 explosões por tempo? E isto dá no quê, aumento do consumo, mas mais...potência?

    Peço desculpa por serem tantas dúvidas, mas entrei para engenharia mecânica e tenho que aprender estas coisas :) excelente artigo, que já me ensinou muito agora, e já agora aproveito para dizer que entretanto também fui ler as 3 partes do que ver antes de comprar num carro, e também gostei muito de ler o artigo sobre o leite, acne e insónias. viva o saber-geral!

    ResponderEliminar
  22. quero comprar e ja fui ver carros
    e estou indeciso sobre dois peugeot 207sportium
    1.4vti 95 cav a gasolina e 1.4 hdi 70 cav
    estou mais inclinado para o hdi

    ResponderEliminar
  23. Eu também tenho a mesma duvida do Anónimo. Em relação a 1.4 95 cv e 1.4 hdi 70 cv, estamos a falar de gasoleo e gasolina, não da para aplicar em comparação directa a explicação do artigo. É questão de fazer contas, ao preço do carro vs utilização. Qual é o preço de cada versão e quantos kilometros faz por ano? Assim posso ajudar.

    ResponderEliminar
  24. Alguem me sabe dizer o que significa multijet?
    Agora ta na moda. COmprei um fiat linea com a inmovação multijet no motor. Ele é 1300 cc a 90 cavalos. è mto lento na 1 mudança, mas depois das 2200 rpm ele da um arranke e parece ke muda , ate parece ke tem mto mais cilindrada do que tem. É possivel ser do multijet?....
    Obrigado
    Rui

    ResponderEliminar
  25. @Rui

    Obrigado pelo seu comentário. Para tentar responder á sua questão fiz um artigo sobre os motores multijet, com a colaboração de um amigo conhecedor profundo destes motores.

    Veja o artigo aqui:
    http://saber-geral.blogspot.com/2010/12/conheca-os-motores-multijet.html

    Abraço

    ResponderEliminar
  26. @Anónimo e Carlos

    Obrigado pelos vossos comentários. A escolha de um carro depende sempre da sua utilização, como o Carlos referiu.

    Pessoalmente, eu escolheria o HDI.

    Abraços

    ResponderEliminar
  27. E a duvida que Anonimo colocou em relação aos cc e rotação, como tambem na questão do numero de cilindros?

    Eu entretanto vou procurar um ficheiro no meu PC com uma pergunta interessante sobre este tema. Se o amigo que é conhecedor profundo ajudar, podemos criar alguns artigos interessantes sobre números automóveis aqui neste blog. Há muito confusão e ideias preconcebidas a volta da caracterização dos motores.

    No que se refere a escolha do carro, o 1.4 HDI não é um carro caro, também é poupado. Não é nenhum foguete, atenção, mas chega para utilização citadina.

    ResponderEliminar
  28. Epa, só as minhas duvidas é que ficaram no ar...não dá para responder, sff?

    Quoting myself:

    Portanto, quanto maior for a cilindrada, menor será o número de rpm que o motor precisa, logo são menos as explosões, o que leva a um consumo menor?
    Mas por outro lado, se a o volume dos cilindros é maior, entra mais combustivel para a explosao (é bem possivel que tenha acabado de dizer um disparate enorme agora, mas só assim é que vou aprender, portanto :P)

    Já agora, a influência do número de cilindros é o número de ciclos por rotação? Ou seja, se há quatro cilindros, vai haver uma explosão por tempo, se forem 6 cilindros, vai haver (em média) 1,5 explosões por tempo? E isto dá no quê, aumento do consumo, mas mais...potência?

    ---end of quotation---

    agradecia mesmo saber isto, é que estas coisas são giras :)

    Obrigado!

    ResponderEliminar
  29. @Anonimo

    Antes de mais peço desculpa pela falta de resposta, mas não reparei na entrada do seu comentàrio.

    Agradeço também pela sua preferência nos artigos do Saber-geral e ficamos felizes que os artigos que se produz tenham utilidade nas mais diversas vertentes.

    Relativamente às suas questões, devo dizer que, quando maior for a cilindrada maior é o consumo, é correcto, mas como a cilindrada é maior existe uma nenor necessidade de utilizar rotações altas para atingir boas prestações do carro, portanto, menos rotações menos consumo, se tiver uma cilindrada alta e utilizar rotações altas, maiores são as explosões, logo maior consumo.

    Em relação à influência do número de cilindros, quandos mais cilindros, mais ciclos; mais ciclos, mais explosões; mais explosões, mais combustível.

    Espero que tenha sido esclarecido. Volte sempre.

    ResponderEliminar
  30. The consumer and citizen are potentially better informed and this can only be good for the long-term health of our societies and economies.

    ResponderEliminar
  31. Olá companheiro, gostei muito de aprender sobre estas cilindradas mas tenho dúvida para três tipos de motos (mais precisamente entre as motos 1 e 2). Vou colocar o que achei interessante saber e vc fala pra gente qual é a mais economica e qual é a que a que vai ter mais arrancada e qual vai ter a maior velocidade, tudo teoricamente pois não consegui relacionar bem ao certo a relação entre cilindrada e potência. Dá uma olhada pra gente e comenta aí que acho que muitos vão querer saber:
    Moto 1 = 650cc / 2 cilindros / 80cv / torque 6,9 kgf.m a 7250rpm / peso 214Kg / preço 27K.

    Moto 2 = 800cc/ 2 cilindros / 53hp / torque 7,04 kgf.m a 4000rpm / peso 249Kg / preço 34K.

    Moto 3 = 1500cc / 2 cilindros / 80hp / torque 12,8 kgf.m a 2700rpm / peso 308Kg / preço 47K.

    ResponderEliminar
  32. me diz uma coisa, filipe, quanto maior a potência, maior o gasto então, né?

    porque pelo o que eu entendi do artigo, é que a potencia acelerando a fundo, vai a um nivel de rotações maior, se um rpm corresponde a uma explosão no combustível, então imagina se a potencia for maior, né? aí as voltas vão aumentar no motor, e mais combustível vai gastar, por haver mais explosão.

    enfim, desculpa se falei alguma besteira, gostaria que me ajudasse. obrigada

    ResponderEliminar
  33. será possivel adapetar um veiculo convencional em hibrido

    ResponderEliminar
  34. caso seja possivel, a referida adaptação, agradecia o favor de dar a sua opinião
    Antonio Rainha

    ResponderEliminar
  35. Boa Trade,

    Gostaria de uma opinião: Estou e fins de decidir entre a compra de dois carros, Opel Astra Cosmo 1.3CDTI 95cv ou Renault Mégane Sport Tourer GT Line 1.5dci 110cv.

    Faço em média por ano 25000Km e por dia +/-80Km em Scut Porto-Ovar. Tenho um pé muito constante... Eh..Eh..

    Qual achariam que deveria optar? Em termos de poupança de combustivel?

    ResponderEliminar
  36. Boa Tarde Anónimo,

    Devo dizer que tive o prazer de conduzir o Opel Astra Cosmo 1.3CDTI, num test-drive realizado recentemente pela Opel, ficando extremamente agradado com a performance do carro, tendo em conta ser um motor de apenas 1300 cm3 e a diesel, não o deixa ficar mal quando acorda naqueles dias de pé pesado.

    Em relação ás opções, se predente um carro económico, sem dúvida escolha o Opel Astra, embora que o Mégane 1.5 DCI não beba muito em auto-estrada.

    Se fosse eu compraria o Opel Astra. É apenas a minha opção pessoal.

    Um Abraço.

    ResponderEliminar
  37. Boa noite, ando á procura de um carro a diesel económico para o trabalho. vi num stand o Opel Corsa Van 1.3 CDTi 75 DPF podes-me aconselhar sobre este carro? estive a comparar com outros carros considerados mais economicos e pareceu-me ser tambem bastante bom. A minha duvida ainda persiste nas celindras ! uma de 1.3 consome mais entao que a 1.4 se a rotação for maior? obrigada

    ResponderEliminar
  38. boa noite um golf 4 tdi 90 cavalos se continuar com os mesmos cavalos e aumentar o binário o que me irá benificiar ?

    ResponderEliminar
  39. Boa noite
    Tenho um golf 5 tdi 1.9,105cv e 250 de binario, tava a pensar em reprogramar a centralina e coloca-lo com 135cv e 310 de binario.
    Axa que isto pode-me estragar o carro?
    vale a pena reprogramar? obrigado

    ResponderEliminar
  40. @Anónimo

    Obrigado pelo seu comentário. Quando um automóvel sai de fábrica com uma determinada cavalagem é porque o mesmo foi testado para suportar essa mesma cavalagem e rotação. Ao reprogramar a centralina com um aumento de potência vai fazer com que haja um maior desgaste das peças do automóvel tornando-o inseguro e um grande cliente da sua oficina de automóveis.

    Não aconselharia ninguém a mexer na centralina, no se caso, o golf 5 tdi 1.9 105cv já é um carro com excelentes performances.

    Abraço e volte sempre.

    ResponderEliminar
  41. tenho um carocha com 1285 cilindrada (cc) qual será a potencia em [(HP-(cavalo vapor)], modelo carro 1303 gasolina 95 octanas

    ResponderEliminar
  42. Boa Tarde,
    Tenho uma dúvida e agradecia ajuda. Estou indecisa entre um Peugeot 207 1.4 HDI (70 Cv) e um Peugeot 1.6 HDI (90 Cv). Aconselharam-me o motor com 1600 de cilindrada porque a longo prazo dá menos problemas na manutenção do motor. Fiquei confusa porque inicialmente andava a procura de um carro económico, mas também não queria comprar um carro que não tivesse um motor adequado à carroçaria.
    Obrigado

    ResponderEliminar
  43. Olá, boa noite,
    Tenho um clio 1.2 de 1991, que consome cerca de 10.3lt/100, talvez por viver numa zona de relevo acidentado (Madeira) e fazer diariamente algumas subidas e descidas.
    Gostava de trocar de carro e comprar um que fosse económico e que não me deixasse na mão nas subidas.
    Por outro lado, tendo em conta que faço uma média 6000 a 7000 km por ano, não me compensa comprar um carro a gasóleo.
    Tenho simpatia pelo clio, corsa e yaris...
    Tem alguma dica ou sugestão???
    Grata pela atenção!

    ResponderEliminar
  44. Olá. Tenho um (clk 320 V6).No livrete indica 15 cavalos. Desejava saber o que corresponde em centímetros cúbicos. Grato

    ResponderEliminar
  45. O que é melhor. Um motor 1000 com 120 cv ou um motor 1400 com 95 cv?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Motor 1000 com 120cv pois terá um menor esforço

      Eliminar
  46. Boa tarde. Estou indeciso na compra de um carro novo dacia sandero confort. As opções são: Cilindrada 900 cv 90. Cilindrada 1000 cv75,estes dois a gasolina. Ou a diesel 1.4 cv 95. Em qual destas o equilibrio de cilindrada vs cavalos é mais sensata. Obrigado

    ResponderEliminar
  47. Eu nao sei k carro nem k marca
    Eu ando por dia 40 kms..subo e desco ruas..tanto em freguesia como via rapida e dentro cidade..ando mto para e arranca e as vezes tento ultrapassar e nao consigo ando por freguesia com ruas larga e tbem curva contra curva..e como é dentro freguesia nao posso acelarar mto tem curva contra curva.....e sempre em cima da hora d trabalho ( maioria das vezes) ..e transito...que cilindarda aconcelha e qtos cavalos..e combustivel..ilha sao miguel..
    Sera 1000 cilindrada com 75cv a gasolina e pouco..que devo procurar?

    ResponderEliminar
  48. O binário num motor de uma moto a combustão tem 12,0 Nm, mas num motor eléctrico tem 110 Nm, um valor muito mais alto. Como saber a correspondência do binário de eléctrico para gasolina? Obrigado

    ResponderEliminar
  49. Boa noite,
    Vou comprar uma toyota Dyna para a construção e preferível mais cilindrada e menos cv ou ao contrario?

    ResponderEliminar