Os segredos e origens dos tecidos - O Linho

By 17:30

A forma como cai um vestido, uma saia para uma mesa, a qualidade de um casaco de homem... os tecidos têm um papel fundamental na nossa imagem e na da nossa casa mas, será que sabemos tudo o que devíamos saber sobre este material?

Conhecer os segredos dos tecidos ajuda a tirar o màximo partido deles. É, nesse sentido que, ao longo dos próximos artigos vou dar a conhecer aos leitores do Saber-Geral os segredos e origens dos tecidos, começando pelo Linho.

LINHO

Esta fibra é originària do Egipto, onde era considerada símbolo de pureza pela sua cor branca. O talo da planta é usado para confeccionar tecido e a sua semente, chamada linhaça, aproveita-se para fazer farinha e extrair o óleo.



Como manter o linho sempre como novo?

Nódoas: seja ràpida e evite que a sujidade penetre no linho polvilhando um pouco de pó de talco. Uma vez seco, passe uma escova para retirar a nódoa.

Lavar: pode lavà-lo na màquina com o seu detergente habitual, com àgua fria ou morna e sempre dentro de um saco próprio para peças delicadas.

Engomar: para retirar bem as rugas e conseguir que o linho se mantenha suave, passe-o enquanto està ligeiramente húmido.

Como guardar o linho?

Antes de mais, assegure-se de que està bem seco, coloque-o num saco de algodão ou embrulhe-o em papel de seda (nunca em plàstico) e arrume-o num lugar livre de humidade.

Espero que estas dicas sejam muito úteis para os leitores, contudo, sugiro que leiam os próximos artigos que darão continuidade a esta série de artigos ou que sigam o Saber-Geral no Facebook.

Até Jà.

You Might Also Like

0 comentários