As primeiras impressões da nova Nintendo 3DS

By 11:48

A Nintendo acaba de lançar a Nintendo 3DS, consola de jogos portátil com 3D que dispensa o uso de óculos.

Jogar em 3D sem recurso a óculos específicos, captura de fotos em 3D e sensor de movimento são atrativos do mais recente membro da família Nintendo. A Nintendo 3DS é recomendável apenas se considera uma mais-valia óbvia jogar em 3D. Mesmo assim, convém ensaiar na loja, pois as imagens em 3D provocam cansaço visual nalguns utilizadores.
    
Além disso, a Nintendo 3DS não supera a Sony PSP slim no poder gráfico. Esta tem vantagens adicionais: é mais barata, tem um leitor multimédia melhor e atualmente um catálogo de jogos mais vasto. O ecrã refletivo, o bloqueio regional dos jogos e a ausência de ficha USB na Nintendo 3DS são pontos a desfavor.






Ecrã 3D sem recurso a óculos

A principal inovação reside no ecrã LCD de 3,5” (8,9 cm de diagonal) com efeito de profundidade. As imagens destinadas ao olho direito e ao esquerdo são as mesmas, mas com perspetivas ligeiramente diferentes, como sucede quando observamos o que nos rodeia. Este método dispensa o uso de óculos, mas obriga a ajustar corretamente a distância face ao ecrã (de preferência, de 40 a 50 cm). O ângulo de visão é bastante reduzido.

Nos televisores, o efeito 3D é percecionado de outra forma: a filtragem das imagens é feita pelos óculos, que tapam cada olho alternadamente, consoante a imagem no ecrã lhe é ou não destinada.

A resolução do ecrã LCD é de 800x240pix, mas, em 3D, a horizontal é reduzida para metade (ou seja, 400x240pix), dado que cada olho só visualiza metade dos pixels. Assim, o ecrã em modo 3D provoca algum cansaço visual à maioria dos utilizadores.

O ecrã é ainda bastante refletivo, efeito intensificado quando se mantém a consola a uma distância e ângulo constantes, essenciais no 3D. Por vezes, basta ajustar um pouco o posicionamento para minimizar os reflexos.

Nintendo 3D vencida pela PSP Slim

Comparando a Nintendo 3DS com a antecessora DSi XL e a PSP Slim da Sony. A primeira introduz os jogos e a captura de fotos em 3D e um sensor de movimentos. Tem o ecrã com a melhor resolução, embora mais limitada em modo 3D. Mas o preço é bastante elevado face às rivais.

A PSP Slim tem o ecrã de maior dimensão e com formato 16:9, ideal para filmes. É a consola mais portátil e com bom potencial multimédia, ao incluir o melhor leitor de música, fotos e vídeo. No desempenho gráfico, o detalhe das imagens da PSP Slim bate de longe o dos jogos ensaiados na Nintendo.

A ergonomia da Nintendo 3DS também poderia ser melhor: o formato da consola e o posicionamento dos comandos tornam complicado segurá-la de forma firme enquanto joga.

A autonomia da bateria é bastante dececionante para uma consola portátil, não passando das 4 a 5 horas consoante as definições de brilho do ecrã e o jogo utilizado. Pena que não permita o carregamento via USB - bastaria aceder a um PC - numa bateria já de si difícil de extrair.


Jogos com bloqueio regional

A Nintendo 3DS é compatível com os jogos da DS, mas sem o modo 3D. Os cartuchos usados nos novos jogos têm um formato similar, sendo a única diferença uma aresta mais saliente num dos lados. O objetivo é evitar que o utilizador os insira acidentalmente na Nintendo DS.

O utilizador pode jogar em modo “multiplayer”, através de uma rede local ou via internet. A consola pesquisa redes wireless abertas de forma automática, podendo aceder a dados enquanto joga ou, mesmo, em hibernação.

Outra possibilidade interessante são os jogos de “realidade aumentada”. Estes usam a câmara 3D para transformar o local envolvente em palco de jogo.

Pontos fortes e fracos

Permite jogar em modo 3D sem recurso a óculos específicos.
Captura de fotografias em 3D.
Controlo por movimento.
Jogabilidade multiplayer por rede local ou internet.
Compatível com os jogos da Nintendo DS.


Jogar em 3D obriga a manter a consola a uma distância fixa e o angulo de visão é muito reduzido.
Ecrã muito refletivo.
Uso prolongado do modo 3D provoca cansaço visual.
Bloqueio regional impede o uso de jogos de outros continentes.
Desempenho gráfico limitado.
Não permite carregar a bateria por USB.

You Might Also Like

0 comentários