Cartão de cidadão

By 18:27

Chegou o cartão de cidadão, um cartão que vem substituir o bilhete de identidade, cartão de contribuinte, cartão da segurança social e o cartão do serviço nacional de saúde, passamos a andar somente com um cartão e além de constituir o documento oficial de identificação, os portadores de cartão de cidadão podem através do portal do cidadão( http://www.blogger.com/www.portaldocidadao.pt ) utilizar alguns serviços pela internet, entre os quais alteração de morada e obter certidões.

O cartão de cidadão é obrigatório para todos os cidadãos nacionais, residentes em portugal ou no estrangeiro, a partir dos seis anos, e poderá ser requerido na altura em que haja necessidade de renovar ou substituir os quatro documentos que eu acima referi. O pedido normal para o cartão tem um custo de 12 euros, se for um pedido urgente terá o custo de 20 euros, um pedido urgente com entrega no próprio dia custa 25 euros e se for um pedido normal ou urgente mas com entrega no estrangeiro custa 35 euros, faço apenas uma nota para dizer que ainda não é possível solicitar a emissão urgente do cartão de cidadão, os casos de urgência são resolvidos através da emissão de bilhete de identidade (sem qualquer custo) com prazo de validade limitado. De referir apenas que podem solicitar a emissão do cartão nas lojas do cidadão e nas conservatórias do registo civil e quaisquer dúvidas poderá ligar para a linha de atendimento 707 200 886 que funciona 24 horas por dia.

Deixe aqui o seu comentário se o novo cartão traz benefícios, se já o fez e se gostou do formato do cartão, não deixe de participar.
Até já.

You Might Also Like

2 comentários

  1. É sempre bom haver este tipo de blogs,ajudam a tirar duvidas sobre os mais diversos assuntos.
    Quem não teve já problemas com garantias,ou não pensou fazer,compras pela net...parabens e continua

    ResponderEliminar
  2. @Anónimo
    obrigado pelo elogio, espero que lhe seja útil estas informações

    ResponderEliminar