Conheça o poder das plantas medicinais

By 12:35

As plantas e ervas têm sido fonte de remédios desde que o homem existe e o conhecimento das suas propriedades medicinais foi sendo utilizado por pessoas mais idosas e aproveitado por médicos e cientistas que nos últimos séculos conceberam muitos dos medicamentos mais comuns e importantes na medicina ocidental.

Sabe-se que existe pelo menos 70.000 plantas medicinais sendo que muitas delas ainda são desconhecidas e cabe a tarefa dos especialistas em botânica procurar novas curas para doenças recolhendo e estudando plantas medicinais.

Mas atenção que o uso destas plantas exige conhecimento e o que é benéfico em pequenas quantidades pode ser perigoso se for usado em excesso, no entanto, a medicina á base de ervas é crescente e as plantas medicinais são muito importantes para o futuro, vejemos o caso da gripe A (H1N1) cujo anti-viral tamiflú foi criado a partir do anis-estrelado.

Por isso e pela sua importância e utilidade preparei-lhe uma pequena lista de algumas plantas medicinais e as suas indicações, podendo o leitor fazer o seu remédio caseiro ou as chamadas mezinhas, ora veja:

Plantas medicinais, Mezinhas


-Calêndula
Indicada para dores de estômago e queimaduras

-Lavanda
Tem propriedades relaxantes e anticépticas

-Equinácea
Utilizada como alívio frio

-Viola
Tem propriedades anti-inflamatórias e é rica em vitamina A e C


-Sage
Usada em remédios para constipações e gripes

-Alecrim
Usada para melhorar o humor, a concentração e a memória

-Camomila
Aconselhada para acalmar

-Dill
Utilizada nos tratamentos de indigestão

-Orégano
Usada para problemas digestivos e respiratórios

You Might Also Like

0 comentários